Açoriano Oriental
Romeiros e jovens acolhem novo bispo com “esperança e entusiasmo”

D. Amando Esteves Domingues entra na diocese este domingo.

Romeiros e jovens acolhem novo bispo com “esperança e entusiasmo”

Autor: Igreja Açores

A algumas horas da chegada do novo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, os Romeiros de São Miguel e os jovens açorianos dão as boas-vindas ao 40º bispo de Angra e acolhem-no “com esperança e entusiasmo”.

“Encaramos este novo ciclo que se aproxima com esperança, considerando as vicissitudes da pandemia e a ausência de um bispo durante um ano, a chegada de um novo prelado é, por si só, uma oportunidade para relançar a vida diocesana e pastoral com um novo alento”, refere ao Igreja Açores João Carlos Leite, presidente da Associação Movimento Romeiros de São Miguel.

“Nós temos uma forte esperança de que seremos apreciados e abraçados pelo nosso novo bispo” assim como “temos toda a disponibilidade e vontade de encetar este este novo caminho com esperança, com renovada colaboração dentro do que considerar conveniente e oportuno, para o ajudar a compreender a nossa realidade eclesial, social e cultural da diocese” acrescentou ainda o responsável dos Romeiros, que este ano regressam à estrada durante a Quaresma. Há três anos que devido à pandemia e aos constrangimentos sanitários dela decorrentes estão privados de sair, mas este ano já regressarão ao “caminho” tendo já agendado para o dia 29 de janeiro o Retiro Anual, na Ribeira Grande.

Também o responsável pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil refere que os jovens açorianos “vão ganhar muito com a personalidade de D. Armando Esteves Domingues” dado que “é alguém que escutará os jovens, que se entusiasmará com eles e que caminhará com eles”.

“É com muita alegria, expectativa e contentamento que o serviço diocesano vê a chegada do novo bispo e quer acolhê-lo”, afirma.

O padre Norberto Brum destaca “a formação especifica” do novo bispo em pastoral juvenil, “que constitui uma mais valia para nós”.

“Será um motivo de maior proximidade, desafio e ajuda” sobretudo num ano tão especial como o que se vive, com a chegada da Jornada Mundial da Juventude, em agosto em Lisboa.

“Está previsto fazermos durante a Jornada um encontro de jovens dos Açores e naturalmente que ele deverá estar presente como  estará no Dia da Diocese, quando for feito o envio dos jovens” acrescentou ainda o sacerdote que conhece pessoalmente o novo prelado da diocese.

“Aquilo que já experimentei com ele é que é um homem simples, um dos nossos, um bom e grande ouvinte, que sabe estar; fala pouco e escuta muito e na decisão é firme, refletido e sensato”.

Nos próximos dias, antes da entrada do novo bispo, o Sítio Igreja Açores percorrerá os vários serviços e movimentos procurando auscultar as expetativas e os desafios que a chegada de um novo bispo à diocese estão a suscitar.

D. Armando Esteves Domingues entra na diocese no dia 15 de janeiro, numa celebração que começa às 16h00, junto à Igreja da Misericórdia de Angra; segue depois em cortejo processional pelas ruas Direita e da Sé, em Angra do Heroísmo, e na Catedral celebrará pela primeira vez. Além do clero das diferentes ilhas, a cerimónia de entrada do novo bispo contará com a presença de vários bispos diocesanos da Conferência Episcopal Portuguesa bem como sacerdotes das dioceses continentais onde serviu de forma mais próxima nomeadamente Viseu e Porto, bem como da sua diocese de nascimento, Portalegre- Castelo Branco.

D. Armando Esteves Domingues é natural de Oleiros e antes de ser nomeado bispo de Angra era bispo auxiliar do Porto, desde 2018.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados