Açoriano Oriental
Ricardo Conde nomeado presidente interino da Agência Espacial Portuguesa

Ricardo Conde foi nomeado presidente interino da Agência Espacial Portuguesa.

Ricardo Conde nomeado presidente interino da Agência Espacial Portuguesa

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Ricardo Conde será o segundo presidente da Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, tendo sido nomeado interinamente pela Assembleia-Geral da Agência por unanimidade de todos os membros, indica comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino superior.

Ricardo Conde é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e tem uma pós-graduação em tecnologias espaciais.

Está ligado ao setor aeronáutico e espacial desde 1993, tendo participado em vários programas nacionais e internacionais nesta área, em particular nos segmentos Espaço e Terra.

Foi responsável pelo desenvolvimento de negócios de “Ground Segment” da Edisoft, SA (Grupo Thales) e integra a direção da Agência Espacial Portuguesa desde 2019.

A designação de Ricardo Conde acontece após a renúncia ao cargo por parte de Chiara Manfletti, a primeira presidente da Portugal Space que antecipou, a pedido da Agência Espacial Europeia, o seu regresso aquele organismo europeu.

O novo presidente da Agência Espacial Portuguesa “pretende reforçar as linhas de orientação traçadas na estratégia nacional Portugal Espaço 2030, promovendo na próxima década a criação de mil postos de trabalho qualificados no sector espacial em Portugal, juntamente com a multiplicação por pelo menos dez vezes do atual volume de negócios do setor espacial, de forma a atingir cerca de 500 milhões de euros em 2030”, disse citado na mesma nota.

“O trabalho desenvolvido ao longo do último ano e meio permitiu que Portugal avançasse com novos projetos concretos integrados em quatro grande desafios, incluindo o desenvolvimento de uma constelação de microssatélites orientada para a Observação da Terra (“Atlantic Constellation”), que será lançada em estreita colaboração com o Centro Internacional de Investigação do Atlântico, AIR Centre, num contexto internacional e deverá estar operacional a partir de 2025; o desenvolvimento e operação de uma plataforma de Observação da Terra que integrará múltiplas fontes de dados (“Planeta Digital”); a criação de um ecossistema de comunicações 5G para o desenvolvimento e aproveitamento do Atlântico e das regiões ultraperiféricas de Portugal; e o programa Internacional de Lançamento de Satélites dos Açores (“Azores ISLP”), incluindo a construção e promoção de um porto espacial na ilha açoriana de Santa Maria”, acrescenta ainda Ricardo Conde.

A direção da Agência mantém a restante composição, além de Ricardo Conde, fazem parte deste órgão Luís Santos como vice-presidente e Hugo André Costa membro da direção.

O comunicado explica ainda que os termos do concurso público para a escolha do terceiro presidente da Agência Espacial Portuguesa até ao verão de 2021 serão publicados nos próximos dias no sítio oficial na internet da Portugal Space. As candidaturas poderão ser submetidas até ao final de janeiro de 2021.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados