“Estamos completamente solidários com os polícias e os colegas que efetuaram esse serviço. Como sindicato responsável, além de estarmos solidários, estamos disponíveis para os defender em algum sítio em que seja preciso”, afirmou à agência Lusa o coordenador regional da ASPP/PSP nos Açores.
Quatro viaturas com elementos da PSP foram danificadas na quinta-feira por populares em Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, situação que levou os agentes a efetuar disparos para o ar.
Paulo Pires disse “repudiar completamente” a atitude dos populares, mas defendeu tratar-se de um comportamento de “meia dúzia de pessoas descontentes” que não reflete a maioria da população.
“Aquilo não reflete a maioria da população, quer seja dos Açores, quer seja nacional. Estamos num país onde a nossa gente respeita a PSP e as entidades judiciais e policiais”, afirmou.
O coordenador da ASPP/PSP destacou a intervenção da polícia, que “cumpriu com o seu papel” ao realizar as apreensões e detenções.
“A PSP cumpriu o seu papel. Aquela meia dúzia de pessoas que efetuou aquele disparate não reflete a maioria da população”, reforçou.
Paulo Pires alertou, também, que a PSP precisa dos “meios materiais e humanos suficientes” para “fazer face a esse tipo de situações”.
“Para a PSP e os seus elementos fazerem ações como essas têm de estar dotados dos meios materiais e de polícias suficientes. O que não tem acontecido muitas vezes. Está-se a notar, não só nos Açores como a nível nacional, que há cada vez menos polícias. Os jovens não querem aderir à polícia pelas condições que temos”, lamentou.
O Comando Regional da PSP dos Açores referiu, em comunicado, que a ocorrência se verificou no final da manhã de quinta-feira, após a realização de uma operação policial que culminou com a detenção, em flagrante delito, de oito suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes.
Após a operação, quando o contingente da força de segurança se encontrava a abandonar o local, "as viaturas policiais foram danificadas através do arremesso de diversas pedras e barrotes de madeira", adiantou.
Os arremessos provocaram alguns danos em quatro viaturas policiais e a Divisão Policial de Ponta Delgada está a desenvolver diligências para identificação dos autores, indicando que "foram já devidamente identificados dois suspeitos".
A PSP esclareceu ainda que, "devido à grande afluência de pessoas no local, e de forma a terminar com os arremessos dos objetos contra as viaturas policiais, foram efetuados seis disparos de advertência para o ar".
