Revista de Imprensa Nacional


 

Lusa / AO Online   Nacional   3 de Jan de 2010, 08:09

O envolvimento do principal arguido do processo Face Oculta em crimes ambientais e a violação dos tempos de espera nos hospitais são alguns dos temas hoje em destaque na imprensa diária nacional.

"Único detido do caso Face Oculta envolvido em crimes ambientais detectados em 2007" é o título da manchete do jornal Público, que refere que a empresa do sucateiro Manuel Godinho terá extraído ilegalmente areias em Ovar e colocado entulho nos buracos. Os factos, segundo o diário, constam de um auto de notícia levantado pela GNR, há cerca de dois anos.

O diário refere também na sua primeira página que "Inflação regressa em 2010, mas de forma moderada", sendo ainda tema destaque uma reportagem sobre o Saara Ocidental, intitulada "O que querem os sarauís, depois da greve de fome de Haidar".

No Diário de Notícias, o tema da manchete é "Hospitais violam lei dos tempos de espera de consultas", uma notícia relativa ao não cumprimento de uma portaria que entrou em vigor há um ano.

O diário titula ainda "Arranca corrida ao sucessor do Magalhães", numa referência ao concurso público internacional que deverá começar já na próxima semana, depois de vários atrasos.

"Mais de 28 mil recebem rendimento mínimo" é o título principal do Correio da Manhã que refere que, entre Janeiro e Novembro de 2009, o número de beneficiários aumentou substancialmente.

O mesmo jornal destaca ainda "Pé humano dá à costa em Gaia", uma situação que está a ser investigada, bem como as causas que estão na origem do aparecimento de 500 quilos de polvos mortos na mesma praia.

"TVI tem mais documentos do Freeport" é outro dos títulos que se pode encontrar na primeira página do Correio da Manhã, que sustenta a notícia com as declarações da ex-sub-directora de Informação daquela estação televisiva, Manuela Moura Guedes, na audiência que decorreu na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, entidade que está a analisar as causas da suspensão do Jornal Nacional de sexta-feira.

O Jornal de Notícias, por sua vez, titula "CDS volta a mostrar-se disponível para negociar", numa referência ao facto do partido presidido por Paulo Portas estar alegadamente disposto a viabilizar o Orçamento de Estado para 2010, caso o documento "contemple propostas dos centristas".

"Lares sem trabalho" é outro título referenciado na primeira página, que se refere ao facto de em cada cinco famílias com desempregados haver uma com duas pessoas sem emprego, assim como "Referendo a casamento gay com mais de 75 mil assinaturas", uma notícia que informa que a petição será entregue na segunda-feira no Parlamento, sem apoios da maioria de esquerda.

No 24 Horas, a notícia principal é "Goucha mete programa da RTP em tribunal", uma notícia relativa ao desagradado apresentador televisivo com uma rábula transmitida no programa Cinco para a meia-noite.

A imprensa desportiva nacional, por sua vez, diverge nos temas em destaque. O Jogo titula "Estrutura não pode ser suportada pelos meninos da Academia", uma frase proferida pelo treinador do Sporting, Carlos Carvalhal, sobre a política de transferências.

O Record destaca "Grandes promessas" dos treinadores dos dois principais clubes nacionais, o Sporting e o Benfica, enquanto que A Bola titula "Fucile, Helton e Rodriguez "apanhados" no túnel da Luz".


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.