Açoriano Oriental
Resgate de tripulante de navio dinamarquês
A Marinha e a Força Aérea resgataram esta terça-feira com sucesso o tripulante de um navio de guerra dinamarquês que necessitava de uma operação urgente de evacuação médica ao largo dos Açores.

Autor: Lusa / AO online
O doente, cuja identidade não foi revelada, encontrava-se a bordo do HDMS ‘Thetis’, na Marinha de Guerra da Dinamarca, que navegava a cerca de 235 milhas náuticas a sudoeste do Faial.

O pedido de resgate chegou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, da Marinha Portuguesa, às 21:33 (22:33 em Lisboa) de segunda-feira, informando que um tripulante do navio dinamarquês sofria de dores abdominais.

Na sequência desta informação foi desencadeada uma operação de evacuação médica, tendo o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Marítimos confirmado a necessidade urgente de transferir aquele tripulante para uma unidade hospitalar.

Nesse sentido, foi enviado um helicóptero SA330-PUMA, da Força Aérea, que recolheu o tripulante às 09:00 (10:00 em Lisboa) de hoje, a cerca de 35 milhas náuticas a sudoeste do Faial.

Cerca de 40 minutos mais tarde, o doente deu entrada no Hospital do Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, na Terceira, culminando com sucesso esta operação.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados