Açoriano Oriental
Resgatado passageiro de navio a precisar de cuidados médicos ao largo de São Miguel

Um passageiro de um navio, que se encontrava a navegar ao largo de São Miguel, nos Açores, teve de ser transportado esta madrugada para uma unidade hospitalar, por apresentar "um quadro clínico de úlcera gástrica", anunciou hoje a Marinha.


Autor: Lusa /AO Online

Em comunicado de imprensa, a Marinha Portuguesa informa que o passageiro, de nacionalidade canadiana, de 71 anos, estava a bordo do navio de passageiros Norwegian Joy, a navegar a cerca de 315 quilómetros a norte da ilha de São Miguel, quando foi dado o alerta para a necessidade de assistência médica.

A operação foi desencadeada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada – MRCC Delgada, em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes - Marítimos (CODU-MAR) desde as 19:36 locais de sexta-feira (20:36 em Lisboa).

A Marinha adianta que o passageiro "foi diagnosticado com um quadro clínico de úlcera gástrica", pelo que foi determinada "a necessidade de resgate para o porto mais próximo".

A operação foi concretizada pelas 06:00 locais de hoje (07:00 em Lisboa), depois de o navio ter divergido para a ilha de São Miguel, com o auxílio da embarcação de pilotos dos Portos dos Açores, sendo posteriormente o passageiro transportado de ambulância para uma unidade hospitalar local.

Ainda de acordo com a Marinha, nesta ação estiveram envolvidos o MRCC Delgada, o CODU MAR, uma agência de navegação, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, a Portos dos Açores e o Centro de Comando Operacional da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados