Reserva Federal deve baixar taxa de juro para 0,5%

A Reserva Federal (Fed) norte-americana deverá cortar hoje a taxa de juro de referência em 0,5 pontos percentuais, para 0,5 por cento, prevêem os analistas, tentando limitar a recessão.



 Às 19:15 de Lisboa, no final da reunião de dois dias, a Fed deve anunciar que o preço do dinheiro é reduzido para 0,5 por cento, completando nove descidas consecutivas de taxas desde Setembro de 2007 e recuando para valores só encontrados em Julho de 1954.

    O cenário de deflação (descida generalizada e prolongada dos preços) tem vindo a tornar-se mais provável, pelo que a expectativa da generalidade do mercado é de que a Fed volte hoje a cortar as taxas e de que dê sinais de que está preparada para recorrer a outros instrumentos para enfrentar a crise.

   

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.