Açoriano Oriental
Representante da República inicia hoje audições com partidos
O representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino, começa hoje a receber os partidos políticos com representação parlamentar com vista à nomeação do próximo presidente do Governo Regional.
article.title

Foto: LEONARDO NEGRAO
Autor: Lusa/AO Online

 

Nas eleições regionais de 16 de outubro, o PS venceu com maioria absoluta, tendo obtido 49,02% de votos validamente expressos e 30 mandatos, enquanto o PSD totalizou 32,62%, que equivalem a 19 mandatos.

O CDS-PP, com 7,56% de votos validamente expressos, alcança quatro mandatos, o Bloco de Esquerda teve 3,87%, elegendo dois deputados, e a coligação CDU (PCP-PEV) registou 2,76%, conquistando um mandato, assim como o PPM, com 0,98% dos votos.

As restantes forças políticas concorrentes não conseguiram eleger deputados para o parlamento açoriano e a abstenção atingiu os 59,16%.

Segundo o Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, o representante da República nomeia o presidente do Governo Regional "tendo em conta os resultados das eleições", mas só depois de ouvidos os partidos políticos representados no parlamento, assim como nomeia também o vice-presidente, os secretários e subsecretários, sob proposta do chefe do executivo.

Pedro Catarino começa por receber, hoje, em audição, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, representantes do PPM e da CDU, durante a manhã, e representantes do BE e do CDS-PP, à tarde.

As audições prosseguem na quarta-feira, uma vez que terça-feira é feriado, sendo ouvidos primeiro os representantes do PSD e de seguida os representantes do PS.

Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.