Covid-19

Reino Unido com 18 mortes e anuncia mudança na metodologia de contagem

O Reino Unido relatou 18 mortes nas últimas 24 horas por covid-19, após uma mudança na metodologia de contagem dos óbitos que retirou 5.377 mortes da contagem oficial.



As autoridades britânicas vão contabilizar apenas como mortes por coronavírus aquelas que ocorreram dentro de 28 dias após o paciente ser testado positivo, um critério que já era usado na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, mas não em Inglaterra.

Com essa modificação, o total acumulado de mortes no Reino Unido desde o início da pandemia passou de 46.706 para os 41.347 relatados hoje.

O Governo anunciou hoje que não recebeu os dados mais recentes sobre casos positivos em Inglaterra pelo que não atualizou o número de novas infeções no conjunto do país.

Depois de dois dias consecutivos acima dos mil contágios diários, o total acumulado desde que começou a pandemia mantém-se nos 313.798.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, alertou que está pronto para impor novas restrições de viagens a países vizinhos, caso continue o aumento de contágios.

“Todos entendem que numa pandemia não se pode permitir que a população seja infetada novamente ou que a doença regresse. É por isso que as medidas de quarentena são muito importantes e devemos aplicá-las com muito rigor”, afirmou o chefe do Governo.


PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.