A ilha de São Miguel concentra a maior fatia desse crescimento, com 4255 novas camas aprovadas, numa ilha que já conta com 24 447, entre empreendimentos turísticos e alojamento local, e cujo Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA) está parcialmente suspenso desde 2010, revelou a rádio pública regional.
Na maior ilha do arquipélago, as 9009 camas em empreendimentos turísticos somam-se às 15.439 camas em alojamento local. Assim com os projetos aprovados, São Miguel passará a ter perto de 28 700 camas disponíveis para turistas.
Em segundo lugar no total de camas existentes surge a ilha Terceira, com 6689, e um crescimento projetado de 951 camas. No entanto, é a ilha do Pico que regista o segundo maior aumento em termos de novas camas aprovadas: 1541, que se juntam às 4176 já existentes, elevando a capacidade da ilha para 5717 camas.
No extremo oposto a RTP/ Antena 1 Açores revela que se encontram o Corvo, com apenas 75 camas, não tem qualquer projeto aprovado para o futuro, e a Graciosa, com 465 camas, que prevê um crescimento de 66.
As restantes 887 camas
aprovadas distribuem-se pelas restantes quatro ilhas, sendo que a sua
distribuição por ilha não foi referida pela rádio pública.
