Açoriano Oriental
Região assinala Dia Mundial do Turismo com atividades nas nove ilhas

O Governo Regional dos Açores vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora esta quinta-feira, com iniciativas em todas as ilhas do arquipélago.

Região assinala Dia Mundial do Turismo com atividades nas nove ilhas

Autor: Lusa/AO online

As atividades programadas incluem “ações que visam proporcionar aos turistas um maior conhecimento da realidade açoriana e das particularidades dos Açores, nomeadamente da cultura, gastronomia, artesanato e produtos regionais”, lê-se em nota de imprensa enviada às redações.

Estas ações, que serão desenvolvidas através da rede de postos de informação turística, têm o intuito de dar a conhecer aos turistas “um roteiro gastronómico de produtos regionais, onde poderão provar queijos, vinhos e licores regionais e ainda a doçaria tradicional de cada uma das ilhas açorianas”, produtos esses que serão também oferecidos aos hóspedes das unidades de alojamento dos empreendimentos turísticos da região.

A par desta oferta, decorrerão atuações de grupos de folclore em pontos de interesse turístico das ilhas de Santa Maria, Pico, São Jorge e Terceira, bem como a atuação da banda filarmónica União Operária e Cultural Nossa Senhora dos Remédios, na ilha das Flores, e do Grupo Etnográfico de Castelo Branco, no Faial.

Na ilha Terceira estão previstos dois ‘tours’ citadinos em minibus e na Graciosa vão ser realizados passeios de charrete na praça central.

Em São Miguel, atuações de bandas de rua vão animar o centro das cidades de Ponta Delgada e da Ribeira Grande e, ainda, o Monumento Natural da Caldeira.

Também em Ponta Delgada, no Centro Comercial Parque Atlântico, onde se poderá encontrar um posto de informação móvel com uma exposição de plantas endémicas dos Açores, estão previstas atividades que incluem a marcação de um trilho e jogos relacionados com cuidados a ter com as que se encontram nos percursos.

As comemorações do Dia Mundial do Turismo, celebrado desde 1980, têm este ano como tema “o turismo e a transformação digital” e pretendem “aumentar a consciencialização sobre a contribuição potencial das tecnologias digitais para o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que se assumem como uma plataforma para investimentos, parcerias e colaboração, num setor cada vez mais responsável e inclusivo”.

Para a secretaria regional da Energia, Ambiente e Turismo, “esta efeméride representa mais uma oportunidade para sensibilizar toda a comunidade para a contribuição do turismo para o desenvolvimento sustentável dos Açores, fomentando, assim, a partilha de experiências entre locais e visitantes”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados