De acordo com fonte do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, o recluso atirou-se ao mar, mas já foi capturado pelos guardas prisionais.
Entretanto, a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, explica, em comunicado, que pelas 08h55 desta segunda-feira, “um recluso do Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, subiu pela rede do pátio, tendo alcançado o exterior do estabelecimento prisional”.
Direção Geral de Reinserção, adianta que a situação foi “sempre acompanhada pelos elementos do corpo da guarda prisional que efetuaram disparos de dissuasão para o ar e recapturaram o recluso a, aproximadamente, 500 metros do estabelecimento”.
O recluso de 34 anos estava preso “pelo crime de roubo” e foi, agora, colocado em “medida cautelar de confinamento enquanto decorre o processo disciplinar e a sua afetação a regime de segurança”.
Em outra frente, a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, refere na mesma nota, que a empresa a quem foram adjudicadas as obras de reforço da segurança dos muros exteriores do Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada “aguarda a chegada dos materiais, vindos do continente, para executar a obra”.
Uma vez que o Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada só tem um pátio para recreio a céu aberto “foi determinada, durante os períodos de recreio, a que legalmente os reclusos têm direito, a presença de elementos do corpo da guarda prisional junto aos locais do pátio com maior fragilidade de segurança”.
