Artes

Realizador Manoel de Oliveira comemora 102º aniversário

O Presidente da República felicitou hoje, através de uma mensagem de correio eletrónico, o realizador Manoel de Oliveira pelo seu 102.º aniversário, refere a página da Internet da Presidência.


Na mensagem eletrónica enviada para a caixa de correio pessoal do realizador, - que consulta diariamente os seus e-mails - disponibilizada no site da Presidência da República, Cavaco Silva felicita Manoel Oliveira, “em nome de todos os portugueses”, pelo seu aniversário, “mas também pela sua admirável carreira”.  Para o Presidente, a forma “entusiasmada” como aos 102 anos o realizador fala dos seus projetos e dos filmes que ainda vai realizar “é, sem dúvida, uma fonte de inspiração para todos e uma prova de que não existe idade para parar de perseguir os sonhos”. O realizador português Manoel de Oliveira celebra hoje no Porto 102 anos, em família e a descansar, e no domingo estará em Santa Maria da Feira a propósito de cinema, para mostrar o mais recente filme que rodou, "O estranho caso de Angélica". Já lá vão quase oitenta anos desde que Manoel de Oliveira, então com 23 anos, estreou a curta-metragem documental "Douro, faina fluvial", um fresco mudo, a preto e branco, sobre a relação do Porto com o rio Douro. Esse filme foi feito com uma câmara de filmar oferecida pelo pai e com a ajuda do amigo e fotógrafo António Mendes. A estreia desse filme aconteceu a 19 de setembro de 1931, no mesmo dia em que morreu Aurélio da Paz dos Reis, considerado o pai do cinema português. Agora, que Manoel de Oliveira tem 102 anos e que o cinema já é também em 3D, "Douro, faina fluvial" voltou pela primeira às salas comerciais restaurado e remasterizado a acompanhar a exibição de um dos mais conhecidos filmes dele, "Aniki Bobó" (1942).

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024