Rajoy sai reforçado das regionais da Galiza

Rajoy sai reforçado das regionais da Galiza

 

Lusa/AO online   Internacional   22 de Out de 2012, 09:38

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, saiu reforçado com a vitória esmagadora do seu partido, o PP, nas eleições regionais de domingo na Galiza, segundo a imprensa espanhola desta segunda-feira, que ainda destaca as grandes quedas socialistas.

A imprensa espanhola dá amplo destaque aos resultados das eleições na Galiza e no País Basco, notando, neste caso, o aumento significativo das forças nacionalistas bascas e, em particular, o resultado histórico conseguido pela esquerda abertzale (patriótica).

“Colapso socialista dá alento a Rajoy e impulsiona o soberanismo em Euskadi” (País Basco), é o título da manchete do El Pais, que destaca o facto de o PP ter ampliado a sua maioria absoluta na Galiza e de os nacionalistas do PNV e da coligação Bildu terem conseguido dois em cada três deputados.

“Mariano Rajoy obteve ontem um balão de oxigénio a Galiza e o soberanismo ganhou impulso no País Basco”, refere o jornal, que, em editorial, destaca os componentes nacionais no que foram eleições regionais.

Mais à direita, o ABC destaca a “esmagadora vitória de Feijóo”, o líder regional galego reeleito no domingo, sublinhando que o socialista PSOE, “com um grave problema de identidade”, colapsa na Galiza e no País Basco.

No editorial, o jornal conservador destaca que a Galiza deu “muito mais que um reforço” a Mariano Rajoy, o qual se torna, “em última instância, o grande triunfador” das regionais galegas.

Para o La Vanguardia (Catalunha), também o impacto nacional das eleições galegas merece destaque, com o jornal a considerar que a “Galiza resgata Rajoy” e, no caso do País Basco, a destacar que o PNV “volta a governar”.

“Mariano Rajoy deitou-se ontem feliz. No meio dos dissabores da crise, recebeu um forte apoio na sua terra”, considera o jornal, que refere que o País Basco “acordou mais nacionalista” com um “contundente resultado da Bildu – herdeiros do Batasuna”.

A leitura é idêntica na imprensa económica, com o Expansion a considerar que o PP “varreu na Galiza” e que Núñez Feijóo não só conseguiu ampliar a sua maioria absoluta, mas também dar “oxigénio a Mariano Rajoy”.

Para o jornal, este é um sinal claro do apoio da Galiza às políticas económicas do Governo central, interpretação que já está a ser feita pela liderança do PP.

No caso do País Basco, o jornal destaca que o PNV governará, mas terá agora que decidir se faz acordos com os socialistas do PSE ou com a esquerda abertzale da coligação Bildu.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.