PSD quer livrar República de responsabilidades diz Vasco Cordeiro

O candidato socialista à presidência do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, alertou esta noite para a necessidade de "defender a autonomia" nas eleições regionais de domingo, acusando o PSD de pretender "livrar o Governo da República das suas responsabilidades".


 

“A autonomia existe não para fazer o Governo da República fugir às suas responsabilidades, mas para assumir a responsabilidade de criar soluções para benefício dos açorianos”, afirmou Vasco Cordeiro no comício de encerramento da campanha eleitoral, perante milhares de pessoas que encheram o Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada.

“É preciso defender a autonomia”, frisou, denunciando quem defende que “o dinheiro do próximo Quadro Comunitário de Apoio destinado aos Açores deve servir para pagar aeroportos que são responsabilidade do Governo da República”.

Vasco Cordeiro, referindo-se ao PSD/Açores, considerou que “quem assim pensa, não está preocupado em defender os Açores e a autonomia, mas em livrar o Governo da República do cumprimento das suas responsabilidades”.

No mesmo sentido, criticou os social-democratas por defenderem um pedido de resgate à República para o setor da saúde ou que seja a região a pagar subsídios ao transporte aéreo.

“É o mesmo partido que agora prefere pagar subsídios para viagens mais baratas do que subsídios de desemprego”, afirmou Vasco Cordeiro, numa referência a recentes declarações da sua adversária social-democrata, Berta Cabral.

Vasco Cordeiro defendeu que “votar PS é querer ganhar o futuro para os Açores”, assegurando que pretende formar um governo que “ajude os açorianos a realizar os seus sonhos e ambições”.

“O novo ciclo que os Açores precisam começa no domingo”, frisou, apelando ao voto dos açorianos, que considerou ser “indispensável” para assegurar o progresso e o desenvolvimento da região.

O candidato socialista frisou que a sua campanha foi “uma grande manifestação de amor pelos Açores” e elogiou o trabalho desenvolvido nos últimos 16 anos pelos executivos regionais socialistas presididos por Carlos César, assegurando que pretende “seguir o seu exemplo para continuar a manter bem alto o estandarte da autonomia”.

Numa simbólica passagem de testemunho, a bandeira dos Açores que Vasco Cordeiro empunha sempre no final dos seus comícios, foi-lhe esta noite entregue por Carlos César.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares