Açoriano Oriental
PSD/Açores diz que Governo Regional "voltou a falhar" no investimento público

O PSD/Açores considerou esta segunda-feira que o Governo açoriano “voltou a falhar” na execução do investimento público, apontando que apenas foram executadas 72,2% das verbas previstas no Plano Regional Anual de 2017.

PSD/Açores diz que Governo Regional "voltou a falhar" no investimento público

Autor: Lusa/AO online

“O Governo Regional voltou a falhar na meta que traçou para o investimento público nos Açores. Voltou a registar-se, à semelhança dos anos anteriores, uma baixa execução, comprovando, mais uma vez, que os anúncios feitos pelo governo em matéria de investimento público não passam de propaganda enganosa”, disse António Vasco Viveiros, porta-voz do partido para as áreas de economia e finanças.

Citado numa nota de imprensa dos social-democratas, o deputado comentava assim o relatório de execução financeira do Plano Regional Anual de 2017.

“Em 2017, a execução do investimento público foi de apenas 72,2%. Ou seja, dos 517 milhões de euros anunciados pelo Governo Regional, só foram executados 373 milhões de euros. Ficaram por executar 144 milhões de euros”, acrescentou o partido.

Segundo António Vasco Viveiros, “alguns programas do plano corresponderam ao pagamento de rendas de parcerias público-privadas, cujo valor total foi superior a 50 milhões de euros, ou a transferências relativas ao serviço público de transporte aéreo e marítimo inter-ilhas, no valor total de 35 milhões de euros”.

E concretiza: “Significa isto que, na prática, o investimento público feito pelo Governo Regional foi inferior a 300 milhões de euros”.

No texto refere-se ainda que a "baixa execução demonstra e é igualmente a prova da péssima situação das finanças públicas regionais", alegando o PSD que "se o plano fosse executado na sua totalidade, o défice seria agravado em 140 milhões de euros".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados