Açoriano Oriental
PSD/Açores congratula-se com exigência de relatório sobre a base
O PSD/Açores congratulou-se hoje com a aprovação do Orçamento das Forças Armadas dos EUA, que exige à Secretaria de Defesa norte-americana um relatório sobre a capacidade da base das Lajes, na ilha Terceira, para receber um centro de informações.
PSD/Açores congratula-se com exigência de relatório sobre a base

Autor: Lusa/AO Online

"Este é o resultado dos esforços da diplomacia portuguesa e dos congressistas e senadores norte-americanos com especial relação com as comunidades açorianas, com destaque para o congressista Devin Nunes, que ainda recentemente esteve entre nós, de visita a familiares e amigos", salientou o PSD/Açores, numa nota de imprensa.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América (EUA) quer que a Secretaria de Defesa produza até 01 de março de 2016 um relatório sobre as valências da base das Lajes, incluindo sobre a sua capacidade de receber um centro de informações.

A exigência faz parte do Orçamento das Forças Armadas dos EUA, que foi aprovado na última terça-feira.

"Nenhum montante deve ser utilizado na construção do Centro de Análise Conjunta de Informações, na Base Aérea de Croughton, no Reino Unido, conforme secção 2301(b), até a Secretaria de Defesa certificar os comités de defesa da Câmara que determinou, com base numa análise dos requisitos operacionais, que esta localização permanece a localização ótima", lê-se no orçamento.

Em reação a esta decisão, o PSD/Açores disse que "tem esperança em dias melhores para a base das Lajes, para os seus trabalhadores e para a economia da ilha Terceira", acrescentando que os social-democratas regionais vão "continuar a trabalhar junto do novo Governo da República e dos congressistas e senadores norte-americanos".

O Orçamento das Forças Armadas dos EUA diz ainda que o relatório deve incluir uma explicação para os fundamentos da decisão, bem como uma avaliação das capacidades das Lajes para acolher treinos de pilotos de caça e a presença rotativa de forças navais.

A Câmara dos Representantes está a investigar a manipulação de estudos que justificam a construção de um centro de informações em Inglaterra.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados