PS quer explicações do Governo dos Açores devido à importação de gado contaminado

O PS/Açores chamou à Assembleia Legislativa, com urgência, o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Governo Regional para pedir explicações sobre a importação de gado contaminado para o arquipélago a partir do continente.



Em comunicado, os socialistas adiantam que pediram a presença do secretário regional António Ventura na Comissão de Economia do parlamento açoriano para “explicar o caso da importação de gado contaminado para a região, a partir do continente”.

“Em causa está a importação de um contentor de gado do território continental, com destino à ilha do Pico, que poderia ter causado uma grave contaminação nos Açores com a Doença Hemorrágica Epizoótica (DHE), fazendo perigar o estatuto sanitário da região”, lê-se na nota de imprensa enviada às redações.

O PS pretende que o executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) “esclareça cabalmente as razões para a importação do gado sem a devida quarentena” e as “eventuais pressões” que levaram as autoridades veterinárias a autorizar o processo.

Os socialistas açorianos classificam o caso como “muito grave” e criticam a “insuficiência de informações” por parte do Governo Regional.

"É fundamental e urgente que esta matéria seja devidamente explicada no parlamento, que seja dado um esclarecimento cabal e detalhado desta situação, não só quanto às medidas tomadas na sequência da vinda desses animais, mas, sobretudo, sobre as circunstâncias e os responsáveis por tal autorização”, defende o PS/Açores.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares