Açoriano Oriental
PS e PSD divergem sobre dados do PIB da Região

PS salienta que os Açores cresceram acima da média, enquanto PSD refere que a Região cresceu menos do que o todo nacional nos últimos 3 anos

PS e PSD divergem sobre dados do PIB da Região

Autor: Ana Carvalho Melo

O Partido Socialista e o Partido Social Democrata dos Açores divergem na análise dos dados referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) dos Açores, que foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística com base nos resultados provisórios das Contas Regionais de 2019.

Para o deputado do PS/Açores, Sérgio Ávila, “os Açores cresceram acima da média nacional e, ao contrário do que alguns tentaram fazer crer, os Açores cresceram de forma significativamente superior à média da União Europeia no último ano”. “No último ano o crescimento real da economia dos Açores foi 2,4%, o que é superior ao registado no País, cujo crescimento foi de 2,2%. Igualmente significativo é que esse crescimento resulta uma convergência com a média de produção do País per capita”, afirmou o antigo vice-presidente do Governo Regional, citado em nota de imprensa.

Num balanço mais abrangente, Sérgio Ávila diz ainda que “nos últimos 20 anos os Açores registaram uma convergência da sua economia para a média de rendimento e de produção da União Europeia de 3,2 pontos percentuais, quando o conjunto do País divergiu 4,6 pontos percentuais”.

Já o PSD/Açores, na voz do deputado António Vasco Viveiros, afirma que a Região cresceu menos do que o todo nacional nos últimos três anos, “como mostram as contas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística, com o PIB no arquipélago a ser mais baixo 2,1%”.

“As contas nacionais do INE demonstram que o crescimento do PIB nos Açores, nos anos com valores já disponíveis da legislatura que agora terminou, - ou seja, entre 2017 e 2019 - divergiu do país, que teve um valor acumulado de 8,2 %, enquanto na Região cresceu apenas 6,1 %”, explicou, acrescentando: “Mesmo se em 2019 (valores provisórios), esse crescimento foi ligeiramente superior ao país - +0.2% -, mas importa perceber que, no período em análise, e de todas as regiões do país com exceção do Alentejo, os Açores foram a região com menor crescimento económico”.

António Vasco Viveiros considera assim que as declarações do deputado Sérgio Ávila, “que mencionou os valores provisórios de 2019, omitindo, na mesma publicação, a divulgação dos valores definitivos de 2018, em que a Região cresceu 2% e o país 2,8%, são mais uma manobra demagógica e tendenciosa”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados