PS/Açores quer maior regulamentação do setor turístico na região

O deputado socialista do parlamento regional Carlos Silva defendeu a necessidade de haver uma “maior regulamentação” do setor turístico nos Açores por parte do Governo Regional, por forma a não comprometer a qualidade do setor.



O parlamentar referiu que, “se é verdade que o turismo tem vindo a crescer na região, também é evidente que é necessário haver uma maior atuação do Governo dos Açores na regulamentação, no controlo e planeamento do setor, sob pena de se dar cabo do que foi conquistado ao longo dos anos”.

“Podemos estar em pôr em causa a qualidade do serviço que é prestado e a defraudar as expectativas de quem nos visita, mas também, e sobretudo, do impacto que o turismo tem na vida dos açorianos”, declarou o deputado à saída de uma reunião do grupo parlamentar do PS/Açores com a empresa “Azores Easy Rent”, em Ponta Delgada.

O deputado defendeu a necessidade de “conjugar o interesse turístico com a qualidade de vida dos residentes”, o que os socialistas entendem que, “neste momento, está a ser posto em causa”.

“Não há uma atuação do Governo dos Açores na regulamentação, nem uma preocupação com o número de viaturas das ‘rent a car’ na região”, afirma Carlos Silva.

A empresa “Azores Easy Rent” manifestou ao PS/Açores preocupação com o parque para viaturas de aluguer no aeroporto de Ponta Delgada, devido “à distância que há a percorrer, à falta de condições que são garantidas aos privados e a quem visita”.

Acresce que, além de não se saber o número de viaturas de ‘rent a cart’ que existem nos Açores, foi ainda apontado o agravamento do custo da energia.

Carlos Silva lamentou que locais com grande pressão turística na ilha de São Miguel como a Lagoa de Fogo e as Sete Cidades “continuem sem ter uma solução à vista”, estando para breve a denominada época alta do turismo.

O deputado referiu que foi apontada a “dificuldade com o recrutamento de pessoas qualificadas”, bem como com os valores que são cobrados por viatura no verão, que é “muito elevado, atingindo por vezes 200 ou 300 euros”.

A vice-presidente do grupo AC Cymbron, que integra a “Azores Easy Rent, Carolina Esteves, considerou, por seu turno, no final da reunião com o PS/Açores, que se "avizinha um bom ano para todos", mas há que "saber fazer com as condições certas", uma vez que "o turista vem com uma expectativa alta e não pode ser defraudado".

A responsável apontou como um dos grandes problemas com que o setor de 'rent-a-car' se confronta a "dificuldade em adquirir viaturas", bem como as condições de operacionalidade no aeroporto de Ponta Delgada.

PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA