Açoriano Oriental
PS/Açores alerta para "descalabro" nas acessibilidades à ilha de Santa Maria

O PS/Açores alertou para um "descalabro" nas acessibilidades a Santa Maria, provocando “graves restrições aos organizadores de eventos de verão" e à população, acusando o Governo Regional de deixar a ilha "para trás".

PS/Açores alerta para "descalabro" nas acessibilidades à ilha de Santa Maria

Autor: Lusa/AO online

Citada num comunicado, a deputada socialista Joana Pombo, descreve que, “com todos os voos cheios, os marienses ficam sem hipóteses de se deslocarem para fora da ilha”, uma situação que “assume contornos particularmente graves quando se trata de deslocações por motivos de saúde”.

“O Governo anunciou quatro voos para Santa Maria, mas omitiu aos marienses que o voo das 17:30 estava condicionado a uma decisão de gestão da SATA, e que, na sua ausência, haveria apenas mais um voo diário, com apenas 37 lugares”, apontou a parlamentar.

No âmbito de uma visita a um ponto de atração turística de Vila do Porto, o Forte de São Brás, a deputada, eleita pela ilha de Santa Maria, afirmou que “os voos para Santa Maria ficam para quando a SATA quiser e não para quando houver passageiros a transportar”.

Outro exemplo do "caos" nas ligações, é que, “no domingo, já há sete voos a sair de Santa Maria, para fazer face às listas de espera”, acrescentou.

o “evidente erro estratégico que este Governo da coligação teima em não admitir, que é o fim do transporte marítimo regular de passageiros e viaturas interilhas”, que está a colocar “graves restrições aos organizadores de eventos de verão em Santa Maria e a todos os marienses”, alertou.

Joana Pombo lamentou que o Governo Regional (de coligação PSD/CDS-PP/PPM) continue a “optar por deixar Santa Maria para trás, mesmo após todos os alertas, não apenas do PS, mas também dos empresários", da população e dos turistas.

A deputada considerou que é “por demais evidente que Santa Maria está a ser negativamente discriminada em relação às restantes ilhas da Região”.

De acordo com a parlamentar, existem "relatos de residentes em Santa Maria que acabam por passar uma semana inteira em São Miguel, por causa de uma consulta de apenas uma hora no Hospital de Ponta Delgada".

"Tudo isso, devido às dificuldades que o Governo criou nos transportes”, vincou.

Para a deputada socialista açoriana, o Governo “tem de arranjar, rapidamente, uma solução para o transporte marítimo, que permita unir Santa Maria a São Miguel e o grupo oriental com o restante arquipélago”.

Joana Pombo lembrou que o navio fretado pelo Governo Regional da responsabilidade do PS, que ligava Santa Maria ao restante arquipélago, "tinha capacidade para transportar 650 pessoas e 80 viaturas".

“Aquilo que temos hoje é a impossibilidade de deslocar viaturas e a necessidade de encher 10 aviões para igualar a capacidade de um único navio”, sustentou.

A deputada do PS referiu-se ainda ao estudo recentemente anunciado pelo Governo para os transportes marítimos da Região que, “de acordo com a Secretária Regional da tutela, Berta Cabral, parece contemplar apenas o transporte marítimo de mercadorias”.

Isso “é revelador da intenção deste Governo de acabar de vez com o transporte marítimo de passageiros para ilhas como Santa Maria ou as Flores”, denunciou.

Joana Pombo acusou ainda "o Governo regional da direita" de proporcionar a Santa Maria "mais isolamento, um corte nas acessibilidades aéreas e marítimas, um desincentivo ao desenvolvimento e uma machadada na coesão territorial com o restante arquipélago", a juntar à "inflação, aumento das matérias-primas e combustíveis", devido à guerra na Ucrânia.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados