Açoriano Oriental
Proposta de estratégia para Agricultura Biológica recebeu cerca de uma dezena de contributos durante a fase de consulta pública

A proposta de estratégia para o desenvolvimento da Agricultura Biológica e o plano de ação para a produção de produtos biológicos nos Açores, cujo período de consulta pública já terminou, recebeu cerca de uma dezena de contributos de várias entidades.

Proposta de estratégia para Agricultura Biológica recebeu cerca de uma dezena de contributos durante a fase de consulta pública

Autor: AO Online/Gacs

Durante os 60 dias em que o documento esteve em consulta pública foram remetidos contributos válidos e bastante pertinentes de entidades singulares e coletivas, de várias ilhas dos Açores, que estão agora em fase de análise.

A proposta de estratégica, segundo nota do Gacs, entregue ao Secretário Regional da Agricultura e Florestas a 28 de março, foi elaborado por um grupo de trabalho, que incluiu técnicos e membros da Cooperativa BioAzórica, da ilha Terceira e da TryBio, do Faial, tendo sido coordenado pelo professor Universidade dos Açores, David Horta Lopes.

Em abril decorreu a apresentação pública da proposta, nas instalações do Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, uma sessão pública muito participada.

A proposta de estratégia e o plano de ação forma concebidos para um horizonte temporal de 10 anos e definidos cinco objetivos estratégicos, que passam pela expansão das áreas de produção biológica, aumento da produção e, consequentemente, da oferta de produtos agrícolas e agroalimentares com origem na produção biológica, promoção do conhecimento técnico e científico, dinamização da inovação empresarial e disponibilização de informação estatística, bem como fomento da promoção e reforço da confiança e da credibilidade destes produtos junto dos consumidores.

Para o Governo Regional os Açores não podem ficar à margem de uma tendência mundial crescente de aposta na produção bio, contribuindo, de forma positiva, para o ambiente, para a saúde pública e para a segurança alimentar.

Os Açores já têm atualmente projetos na área da agricultura biológica ao nível da horticultura e da produção de carne, além de um projeto piloto na área do leite.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados