Açoriano Oriental
Programa 'Saudades dos Açores' com pouca receptividade entre emigrantes nos EUA
Os emigrantes açorianos radicados nos EUA não mostraram grande interesse num programa do governo regional que lhes permitiria deslocar-se aos Açores, com tudo pago, desde que tenham mais de 60 anos e não viessem ao arquipélago há 20 anos.

Autor: Lusa / AO online

O programa ‘Saudades dos Açores’ registou apenas três inscrições entre a comunidade açoriana radicada nos EUA, preenchendo menos de metade dos lugares disponíveis.

“É uma pena que não tenham aproveitado melhor este programa, estávamos à espera de mais inscrições”, afirmou Rosa Caciano, da Direcção Regional das Comunidades, em declarações à Lusa.

Este responsável admitiu que o número de inscritos nos EUA “ficou aquém das expectativas”, considerando que o problema pode estar relacionado com a “falta de empenhamento” das organizações de emigrantes na divulgação desta iniciativa.

O programa ‘Saudades dos Açores’, que tem este ano a sétima edição, visa permitir que os emigrantes açorianos com mais dificuldades financeiras possam visitar a sua terra natal.

Nesse sentido, são disponibilizadas 24 passagens aéreas de ida e volta, com origem nos EUA (8), Canadá (8) e Bermudas (8), sendo ainda asseguradas as despesas com alojamento e refeições durante uma semana nos Açores.

Podem inscrever-se neste programa todos os cidadãos nascidos nos Açores, que residam nos EUA, Canadá ou Bermudas, desde que tenham mais de 60 anos e, por dificuldades económicas, não visitem o arquipélago há mais de duas décadas.

Os emigrantes açorianos no Canadá preencheram as oito reservas disponíveis, mas os que estão radicados nos EUA apenas usaram três, não sendo ainda conhecida a adesão registada nas Bermudas.

Os que se inscreveram para o programa ‘Saudades dos Açores’ vão chegar ao arquipélago a 7 de Novembro e regressam a casa a 14 de Novembro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados