Produtores de Alcobaça vão mesmo distribuir maçãs nas praias portuguesas


 

Lusa / AO online   Nacional   15 de Ago de 2008, 11:46

As maçãs de Alcobaça vão mesmo ser distribuídas nas praias portuguesas pela Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), que irá entregar frutos nas zonas da Nazaré, Lisboa, Cascais e Portimão, apesar de proibições anteriores.
    O presidente da Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça, Jorge Soares, disse à Agência Lusa que várias capitanias, nomeadamente no Algarve, proibiram a acção de distribuição em Julho passado por "considerarem que se tratava de uma iniciativa publicitária".

    "Explicámos-lhes que não era publicidade a nenhuma marca em particular, mas a um produto, e com ênfase na educação alimentar e promoção da saúde", afirmou Jorge Soares.

    Assim, as capitanias da Nazaré, de Lisboa e Cascais e de Portimão concordaram com a distribuição de maçãs, explicou.

    A acção começa hoje em São Martinho do Porto e termina no dia 25 em Lagos.

    Na praia, as pessoas serão "abordadas e ser-lhes-ão explicados os benefícios da maçã, com base num estudo elaborado pela APMA que avaliou as substâncias funcionais do fruto, como os anti-oxidantes, para além do valor nutricional", frisou.

    "Quem quiser ouvir, recebe uma maçã fresca, acabada de colher e um brinde. À saída, distribuiremos folhetos com informação. Este foi um dos compromissos a que chegámos com as capitanias, de distribuir as brochuras à saída da praia e à noite, nas esplanadas, para que as pessoas não as deitem fora e fiquem a poluir a praia", referiu.

    A APMA pretende distribuir "350 mil maçãs este ano", parte de uma campanha com a duração de três anos que visa chegar ao milhão de frutos distribuídos.

    "Combata o colesterol à dentada" é o mote da campanha de sensibilização para aumentar o consumo de maçãs.

    Uma vez que houve capitanias que continuaram a recusar a distribuição da fruta nas praias, a APMA investe também no mês de Setembro na acção "Mundo da Maçã", um certame dedicado ao fruto, em Alcobaça.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.