Primeiro-ministro em quatro ilhas dos Açores a partir de domingo

O primeiro-ministro desloca-se ao arquipélago dos Açores entre 26 e 29 de outubro, com reuniões e visitas em quatro das nove ilhas que incluem a base das Lajes, mas também uma fábrica de leite ou um museu.


De acordo com o programa oficial da visita hoje divulgado, Pedro Passos Coelho parte no domingo para os Açores e na segunda-feira reúne-se com o presidente do Governo Regional, em Ponta Delgada (ilha de São Miguel) e visita depois a fábrica da Unileite e participa numa sessão solene na Câmara de Ponta Delgada.

Ainda nesse dia, já na ilha do Faial, visita a marina da Horta, reúne-se com o presidente da Câmara e com a presidente da Assembleia Legislativa da região autónoma, com uma visita, pelo meio, ao departamento de oceanografia e pescas da Universidade dos Açores.

Na terça-feira, Passos Coelho estará na Madalena do Pico (ilha do Pico) e nomeadamente visita o museu do vinho e zona classificada do Lajido (sítio classificado pela UNESCO como património da Humanidade), mas também na ilha Terceira, com uma visita à base militar das Lajes no programa.

Em Angra do Heroísmo tem marcado um encontro com o representante da República e com autoridades locais, e na Praia da Vitória, também na ilha Terceira, visita o porto, onde será apresentado o projeto COSTA e o potencial do porto local.

O projeto COSTA visa a redução da emissão de gases poluentes no transporte marítimo e tem Portugal como líder a nível técnico. Destina-se a criar condições que viabilizem a utilização de gás natural liquefeito como combustível no transporte marítimo, considerado como uma solução financeira e ambiental menos onerosa.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares