Alergias

Primavera terá valores elevados de pólenes de gramíneas

As fortes chuvas que caíram e os campos irrigados fazem prever uma primavera com valores “acima da média” de pólenes de gramíneas, uma das principais causas de rinite alérgica, que afecta 20 por cento dos portugueses.


A Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA), estrutura integrada na Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), refere que, em 2009, foram registadas “muito altas concentrações polínicas, as mais altas para várias espécies alergizantes, particularmente para as árvores como a oliveira e a azinheira”.

Este ano prevê-se um panorama semelhante: “Como choveu bastante e os campos têm muita água, há todo o potencial para um grande desenvolvimento da vegetação e, portanto, deverá haver valores acima da média de pólenes de gramíneas”, disse à Lusa o coordenador da RPA.
PUB

Premium

O psiquiatra João Mendes Coelho defende o reforço da resposta clínica do Serviço Regional de Saúde (SRS) ao consumo de drogas nos Açores, alertando para os riscos do policonsumo e da automedicação. O alerta surge na sequência dos dados do inquérito europeu sobre drogas, que revelam padrões de consumo preocupantes na região