Açoriano Oriental
Presidente da Câmara do Nordeste acompanha empreitada da Adutora da Achada

O presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Soares, e restantes elementos do executivo visitaram as obras da empreitada da adutora de abastecimento de água à freguesia da Lomba da Fazenda, que irá servir diversas freguesias do Nordeste com escassez de água.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

O projeto e a obra são da responsabilidade da empresa municipal Nordeste Ativo, conta com um investimento de 930 mil euros e com o financiamento de 85% através dos Fundos Comunitários.

Na visita à obra, concretamente aos trabalhos que estão a ser executados na freguesia da Algarvia e que se prolongarão até à Lomba da Fazenda, o autarca manifestou-se satisfeita com o andamento da mesma, recordando que o projeto foi "candidatado aos Fundos Comunitários em 2017 e após a aprovação foi necessário realizar várias reuniões e passar por diversos formalismos, desde a autorização da Euroscut com vista à instalação da adutora, da autorização da Secretaria Regional de Obras Públicas, a aquisição de algumas parcelas de terreno, a obtenção de financiamento bancário para a execução, a celebração de novo contrato-programa entre a câmara e a empresa municipal e o visto do Tribunal de Contas”, disse o autarca, citado em nota.

A possibilidade de distribuição de água a partir da adutora da Achada foi também possível, de acordo com o projetista, pelo surgimento da via rápida entre o Nordeste e a Ribeira Grande, a qual vem encurtar a distância e suaviza o encaminhamento da água entre a origem e o destino. O projeto foi elaborado a partir do Plano Geral de Abastecimento de Águas do Concelho de Nordeste.

A adutora irá reforçar consideravelmente o abastecimento de diversos reservatórios em várias freguesias do concelho, nomeadamente Outeiro (Algarvia), Assomada (São Pedro Nordestinho) e Lomba de Cruz (Lomba da Fazenda).

A extensão dos ramais entre a adutora e cada um dos cinco reservatórios (um novo e quatro já existentes) será de aproximadamente de 375 metros, sendo a extensão da rede no seu global de 11.075 metros, finaliza a nota.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados