Açoriano Oriental
Prémios APOM 2020
Açores galardoados com três prémios e um menção honrosa

O prémio “Instituição” foi atribuído à Direção Regional da Cultura dos Açores, o Museu de Angra do Heroísmo venceu o prémio na categoria “Incorporação” e uma menção honrosa na categoria “Parceria” fruto do projeto conjunto com o Grupo de Teatro A Sala. O galardão “Investigação” foi atribuído ao Museu Militar dos Açores.


Açores galardoados com três prémios e um menção honrosa

Autor: AO Online

A edição 2020 dos prémios anuais da Associação Portuguesa de Museologia contou com 208 candidaturas e envolveu instituições de Portugal Continental, Açores e Madeira.

A 25ª cerimónia de atribuição de prémios APOM aconteceu ao final da tarde de quinta feira, por videoconferência na plataforma Zoom onde as quatro nomeações açorianas resultaram na atribuição de três prémios e uma menção honrosa.

O prémio "Instituição", atribuído à Direção Regional da Cultura, é destinado a organismos, públicos ou privados, que apoiem os museus e as atividades museológicas.

O Museu de Angra do Heroísmo recebeu o prémio “Incorporação” com o projeto de “Exumação de Baleia comum Balaeonoptera physalus”. O processo de exumação da baleia comum foi desenvolvido em cooperação com a Universidade dos Açores, contando com a colaboração dos Serviços Florestais da Terceira e do Observatório do Ambiente dos Açores. A categoria premeia a incorporação de bens culturais que enriqueçam o acervo da instituição museológica e o património local, regional ou nacional.

O prémio “Investigação” foi atribuído ao Museu Militar dos Açores, Direção de História e Cultura: Fontes Vivas e particularmente ao projeto "Consubstancia da Imaterialidade em Materialidade". Este prémio distingue a publicação, impressa ou digital, de investigação, assim como ciclos de estudos ou conferências que abordem temáticas relacionadas com a coleção ou temática do museu, com rigor e inovação.

A Região recebeu, ainda, uma menção honrosa na categoria de Parceria: Museu de Angra do Heroísmo em parceria com o Grupo de Teatro "A Sala” que garante regularmente a realização de cafés-teatro e colabora na animação de eventos associados à dinamização das exposições.

Esta categoria premeia práticas de cooperação, nomeadamente em rede, de instituições museológicas.

Com estes prémios, atribuídos anualmente, a Associação Portuguesa de Museologia pretende distinguir o que de melhor se faz nos museus nacionais e o contributo dos trabalhos desenvolvidos para a melhoria dos museus e das comunidades em que se inserem.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados