Açoriano Oriental
Consumo
Preços ao consumidor nas ilhas em queda
Os Açores estão a acompanhar a tendência nacional de queda no que respeita aos preços ao consumidor.
Preços ao consumidor nas ilhas em queda

Autor: Luísa Couto
Segundo os números divulgados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), a taxa de inflação média nas ilhas desceu para 1,3%, enquanto a nível nacional desceu para -0,6%. A taxa de variação média do Índice de Preços no Consumidor (IPC), desceu de 3,1%, em Janeiro, para 1,3%, sendo que as maiores oscilações a verificarem-se nas classes “Bebidas alcoólicas e tabaco”, com 7,2%, e “Vestuário e calçado” com 4,0%.

Já no que respeita à taxa de variação homóloga do mês de Outubro, nos Açores, esta fixou-se nos -0,7%, tendo a nacional atingido -1,5%.

Os dados da SREA revelam ainda que a taxa mensal do índice de Outubro é de 0,2%, subindo 0,1 pontos percentuais em relação ao mês de Setembro.

A classe “Vestuário e calçado” com 5,8%, é a que mais se realça no sentido da alta, enquanto no sentido da baixa temos a classe “Transportes” com 1,0%.

Refira-se, a propósito, que, no contexto nacional, os preços no consumidor caíram 1,5% em Outubro, face ao período homólogo de 2008, perfazendo o oitavo mês consecutivo de queda nos preços este ano, segundo indicou, recentemente, o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O IPC terá registado uma melhoria de 0,1 pontos percentuais em comparação com a registada em Setembro, de -1,6 %face ao mesmo período do ano passado.

Os preços no consumidor continuam, assim, a cair desde Março, altura em que passaram a terreno negativo.

Em Janeiro e Fevereiro, os preços no consumidor mantiveram-se nos 0,2%, face a período homólogo de 2008. O INE diz ainda que o índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC) em Portugal registou uma variação homóloga de -1,6%, quando em Setembro se situava nos -1,8%.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados