Açoriano Oriental
PPM promete oposição participativa para ajudar a resolver problemas
O líder do PPM/Açores, Paulo Estêvão, disse hoje que fará uma oposição participativa na Assembleia Legislativa Regional na próxima legislatura, alegando que ficaram por resolver vários problemas estruturais.
PPM promete oposição participativa para ajudar a resolver problemas

Autor: Lusa/AO Online

 

"Acho que há um conjunto de desafios que não foram realmente ultrapassados na anterior legislatura e agora têm que ser. Da parte do PPM sabemos que a responsabilidade é do Governo [Regional], mas estamos prontos para dar o nosso contributo com ideias, com projetos e com muita participação", salientou.

Paulo Estêvão falava em declarações aos jornalistas, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, após uma audição com o representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino.

De acordo com o Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, cabe ao representante da República nomear o presidente do Governo Regional "tendo em conta os resultados das eleições", mas só depois de ouvir os partidos políticos representados no parlamento.

O PS venceu as eleições legislativas regionais com maioria absoluta no dia 16, conseguindo eleger 30 deputados. O PSD conquistou 20 mandatos, o CDS-PP quatro, o BE dois, e CDU e PPM um cada.

O líder do PPM/Açores, reeleito para o terceiro mandato, não se opôs à indigitação do líder do PS, Vasco Cordeiro, mas salientou que é preciso "introduzir reformas" para resolver problemas estruturais na região, em áreas como a agricultura, as pescas, a construção civil, o turismo e o emprego.

"Temos um problema gravíssimo que tem a ver com o facto de não estarmos a criar a riqueza suficiente para criarmos emprego qualificado e para que a região tenha um crescimento económico significativo. Temos programas sociais de emergência, temos programas de emprego de emergência? Uma grande parte daquilo que estamos a fazer não é estrutural, é apenas uma resposta conjuntural a problemas que estão muito longe de estar resolvidos", frisou.

O representante da República para a Região Autónoma dos Açores vai ouvir até quarta-feira os seis partidos com representação parlamentar na Assembleia Legislativa, nomeando depois o presidente do Governo Regional e os membros do executivo, por proposta do presidente.

Os 57 deputados regionais tomam posse na Assembleia Legislativa da Região, na cidade da Horta, no Faial, na quinta-feira e o Governo Regional no dia seguinte.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados