Açoriano Oriental
Ensino
Ponta Delgada recebe em 2011 Campeonato Nacional das Profissões
A ilha de São Miguel (Açores) vai receber em Abril de 2011 o Campeonato Nacional das Profissões, um evento considerado como uma "vitrina de talentos" no ensino profissional, que no arquipélago abrange 6000 jovens.
Ponta Delgada recebe em 2011 Campeonato Nacional das Profissões

Autor: Lusa / AO online
Segundo o director regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, Rui Bettencourt, a prova vai decorrer na segunda semana de Abril, na cidade de Ponta Delgada, durante quatro dias.

Em conferência de imprensa, o director regional sublinhou que a realização do campeonato nos Açores assume um interesse fundamental na "estratégia de divulgação da importância das profissões e do profissionalismo na região", esperando ainda que o evento permita "transferir conhecimentos" para as empresas açorianas.

O Campeonato Nacional das Profissões decorre em Portugal de dois em dois anos e nele estão representados os jovens seleccionados em concursos que decorrem em cada região do país.

Este concurso permite também seleccionar os melhores do país para participarem no campeonato mundial.

Rui Bettencourt frisou que a realização do campeonato em Ponta Delgada implica uma logística de "grande envergadura", um evento que trará aos Açores "umas centenas de participantes entre candidatos, concorrentes e jurados nacionais e internacionais".

"A realização do evento no arquipélago resulta de uma candidatura dos Açores em Março deste ano e a sua realização em Ponta Delgada vai coincidir com a divulgação da oferta formativa na região", acrescentou, ao indicar que um total de 6000 jovens frequentam o ensino profissional nos Açores.

Conceição Matos, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, organismo que tem a seu cargo a logística da organização dos campeonatos, adiantou que a realização do evento nos Açores assenta na lógica de descentralização, frisando ainda "a marca de qualidade" da região no ensino profissional.

Conceição Matos lembrou, por isso, "as boas" prestações alcançadas por jovens açorianos em provas internacionais com "a obtenção de certificados de excelência e um campeonato europeu em carpintaria".

Anunciou ainda que está a ser preparado o Campeonato Europeu das Profissões, um mega evento que vai decorrer em Lisboa, em 2010.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados