Autor: Susete Rodrigues/Lusa
Segundo nota de imprensa da autarquia, a nova residência universitária vai estar localizada na rua da Mãe de Deus e a previsão é que esteja concluída no primeiro trimestre de 2026.
As 120 camas disponibilizadas serão distribuídas por 48 quartos duplos e 24 individuais, sendo quatro destinados a pessoas com mobilidade reduzida.
Na ocasião, Pedro Nascimento Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, sublinhou que a assinatura deste protocolo não foi realizado como “uma obrigação ou como o despender de uma avultada quantia de dinheiro. Vemo-lo como um investimento na educação e valorização dos nossos jovens, mas também no desenvolvimento da Universidade dos Açores e da nossa cidade de Ponta Delgada”.
Nascimento Cabral fez questão de sublinhar que, por parte do município, “todas as vias mantêm-se abertas para iniciativas que visem dignificar e elevar o ensino universitário em Ponta Delgada e na Região Autónoma dos Açores”.
Por seu turno, a Reitora da Universidade dos Açores (UAc), Susana Mira Leal, considerou que este “é um investimento na formação e qualidade de vida dos nossos estudantes, nas condições que têm para estudar, mas também no capital de atratividade que Ponta Delgada tem para que os jovens venham para cá estudar, depois trabalhem, constituam família, contribuam para as forças vivas da comunidade e impulsionem o desenvolvimento da cidade”, lembrando que o campus de Ponta Delgada é frequentado por mais de dois mil alunos, alguns provenientes de freguesias distantes do concelho, muitos de outras ilhas e mais ainda de fora da Região.