Política

Plenário aprecia propostas do PSD de "transparência nas contas públicas"

A Assembleia Legislativa dos Açores inicia na terça-feira um plenário extraordinário para apreciar vários diplomas em atraso, três dos quais integram o pacote legislativo do PSD que defende "mais transparência nas contas públicas".


De acordo com a agenda parlamentar, definida na conferência de líderes, realizada hoje, a sessão plenária desta semana (que não estava inicialmente prevista no calendário da Assembleia), terá início com a discussão das propostas da bancada social-democrata.

O PSD vai apresentar três diplomas (um projecto de decreto regional, uma anteproposta de lei e um projecto de resolução), que visam tornar mais transparente a apresentação das contas da região e assegurar a "qualidade da democracia".

Uma das propostas, introduz uma alteração à orgânica dos serviços da Assembleia, no sentido de criar uma "Unidade Técnica de Apoio Orçamental" para "elaborar estudos e documentos de trabalho técnico sobre gestão orçamental".

A anteproposta de lei do PSD pretende, por outro lado, alterar a Lei de Enquadramento do Orçamento da Região para que o executivo apresente ao parlamento informações "individualizadas e consolidadas de todo o sector público empresarial regional".

Por último, os social-democratas apresentam uma proposta de resolução que recomenda ao executivo regional que os mapas do Orçamento da Região sejam "detalhadamente desagregados de acordo com o classificador económico em vigor".

O pacote legislativo do PSD inclui uma anteproposta de lei, dois projectos de decreto legislativo regional e duas propostas de resolução (dois dos quais já foram aprovados em anteriores sessões parlamentares).
PUB

Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria