Açoriano Oriental
Plano para 2023 aprovado com votos contra de PS e BE

Plano Regional Anual para 2023 foi ontem aprovado na generalidade, com 30 votos a favor

Plano para 2023 aprovado com votos contra de PS e BE

Autor: Lusa

O Plano Regional Anual dos Açores para 2023 foi ontem aprovado em votação final global com 30 votos a favor, do PSD, CDS-PP, PPM, IL, Chega, deputado independente (ex-Chega) e PAN, e 27 contra, do PS e do BE.

Durante a apreciação do documento na especialidade, foram aprovadas as seis propostas do PAN, 13 propostas do BE e foi chumbada a proposta do PS, o maior partido da oposição (25 deputados), relativa à implementação de um plano de emergência social e económica dos Açores de 46,2 milhões de euros, o que fez cair também a eliminação do programa Nascer Mais.

A medida Nascer Mais, que prevê 1,5 milhões de euros para apoiar, com 1500 euros a gastar na farmácia, cada criança nascida em concelhos com maior perda populacional, foi reivindicada pelo Chega e implementada pelo Governo Regional, que tem um acordo de incidência parlamentar com aquele partido. O BE/A defende a revisão da abrangência da medida, mas remeteu a proposta de alteração para a votação do Orçamento na especialidade.

Durante o debate do plano de investimentos, o PAN viu aprovadas as propostas de 400 mil euros para um apoio social aos consumidores domésticos de eletricidade e 50 mil euros para um passe social de transportes públicos coletivos para contribuintes do 1.º e 2.º escalões do IRS.

O PAN viu ainda viabilizados 50 mil euros para a distribuição de cuecas menstruais gratuitas nas unidades de saúde, um reforço de 65 mil euros no programa de identificação e esterilização de animais de companhia e errantes e 600 mil euros para rever a remuneração base dos bombeiros de Associações Humanitárias, a par de 100 mil euros para a aquisição de módulo de equipamento para análise de líquidos biológicos para a Unidade de Saúde da Madalena, na ilha do Pico.

Com 16 propostas de alteração ao Plano, o BE viu aprovadas várias propostas com o voto favorável do Chega, do PS e do PAN: 85 mil euros para a requalificação do edifício da creche em Santa Clara, cerca de 383 mil euros para a dinamização cultural, 45 mil euros para a requalificação dos jardins da Casa Manuel de Arriaga, intervenção no edifício do Instituto Açoriano da Cultura, na ilha Terceira, e requalificação da escola básica Luísa Constantina.

O mesmo aconteceu ao projeto para a escola básica e secundária da Povoação, reforço da verba para o Centro de Saúde da Ribeira Grande, o projeto de uma nova unidade de hemodiálise no Hospital do Divino Espírito Santo (Ponta Delgada) e recuperação das Casas da Vigia da Baleia, na ilha das Flores.

Foram também viabilizadas as propostas do BE de criação de uma estratégia do audiovisual e multimédia nas áreas de formação, divulgação e promoção, um reforço de 90 mil euros para pavimentação de estradas na ilha de Santa Maria, a repavimentação de estrada no Faial e a intervenção na cobertura do auditório da escola secundária Manuel de Arriaga.

O deputado independente (ex-Chega) Carlos Furtado votou contra todas as propostas de alteração, argumentando que “o assunto é sério demais para ser analisado em meia dúzia de horas”, numa referência ao prazo para entrega das iniciativas, que terminou às 13h00 de quarta-feira.

De acordo com os documentos a que a agência Lusa teve acesso, entre as oito propostas de alteração do PS/A ao Plano e Orçamento para 2023, estava a eliminação do programa Nascer Mais (que apoia com 1500 euros, a atribuir na farmácia, cada criança nascida em concelhos com maior perda populacional), negociado entre o executivo e o Chega.

Quanto aos 46,2 milhões do Plano de Emergência, o PS/A destinava 18,7 milhões às famílias, sendo 10 milhões para um complemento “de atribuição única”, no valor de 65 euros por adulto e 40 euros por dependente, para quem tem “rendimentos ilíquidos mensais até 2700 euros, inclusive”, descreve-se nas propostas disponibilizadas no ‘site’ da Assembleia Legislativa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados