Açoriano Oriental
Petição defende classificação de árvores notáveis na ilha de São Miguel

A Alameda dos Plátanos (Povoação), o eucalipto limão (Vila Franca do Campo) ou o conjunto de árvores no Relvão (Ponta Delgada) são exemplos de espécies "notáveis" que urge classificar, defende uma petição lançada recentemente nos Açores.

Petição defende classificação de árvores notáveis na ilha de São Miguel

Autor: Lusa/AO Online

“Há várias árvores e conjuntos nos Açores de grande importância que não estão classificadas e, pelo seu porte, pela sua copa, história ou singularidade, merecem ser protegidas da incúria de alguns, o mesmo acontecendo com certos conjuntos arbóreos que justificam a classificação de interesse público regional”, sublinhou o ambientalista Teófilo Braga, um dos primeiros subscritores da petição, em declarações à agência Lusa.

Lançada em 21 de março, Dia Mundial da Floresta, a petição pela classificação de árvores notáveis nos Açores é dirigida à presidente da Assembleia Regional dos Açores, Ana Luís, e ao presidente do Governo açoriano, Vasco Cordeiro.

“Já recolhemos cerca de 250 assinaturas. Mas basta que tenhamos o mínimo de 300 a 400 assinaturas e enviamos para a Assembleia Regional”, adiantou Teófilo Braga, que já presidiu à Associação "Amigos dos Açores".

O ambientalista explicou que o objetivo é apelar à Assembleia Legislativa Regional e ao Governo Regional dos Açores para que “tome medidas no sentido de garantir, no mais curto período de tempo, a proteção de todos os exemplares e conjuntos arbóreos que pelo seu porte, raridade ou história carecem de cuidados redobrados de conservação”.

"É também uma forma de alertar a comunidade", salientou, admitindo que existam "perto de uma centena de árvores e conjuntos arbóreos" só em São Miguel, a maior ilha dos Açores, que carecem de classificação, mas na totalidade das ilhas "serão muitas mais" árvores e conjuntos.

Segundo a petição, "a listagem das árvores classificadas nos Açores apenas inclui 58 exemplares, 37 localizados no Faial, 14 na Terceira e sete em São Miguel".

No âmbito da exposição “Plantas e Jardins: A paixão pela horticultura ornamental na ilha de São Miguel”, foi apresentada para a ilha de São Miguel, por Raimundo Quintal - investigador madeirense e também subscritor da petição - uma proposta de classificação que abrange "75 árvores isoladas e sete conjuntos arbóreos" na ilha, acrescentou Teófilo Braga.

O ambientalista referiu, por exemplo, a Alameda dos Plátanos da Povoação que não está classificada, e é, segundo os especialistas, das maiores e das melhores de Portugal.

Há ainda outros exemplos como o do eucalipto limão, "uma arvore centenária", no Jardim Dr. António da Silva Cabral, em Vila Franca do Campo, ou o conjunto de árvores, que não está classificado, no Relvão, em Ponta Delgada.

Teófilo Braga identificou ainda o caso de uma árvore araucária existente na margem da Lagoa das Furnas que "merece ser classificada", sendo também esta "uma maneira de proteger" as espécies.

"A petição pretende que o Governo e a Assembleia tomem medidas no sentido de eventualmente adaptar legislação nacional à região e proceder à identificação de todas as espécies que merecem ser classificadas", salientou ainda.

De acordo com o texto da petição, "a legislação regional está desatualizada e a Lei n.º 53/2012, que estabelece à escala nacional o regime jurídico da classificação de interesse público, não foi regulamentada na Região Autónoma dos Açores".

O atual presidente da Associação "Amigos dos Açores" sublinhou à Lusa a relevância desta petição, reforçando que a classificação além de dar notoriedade às árvores, quer esteja inserida num contexto urbano ou rural, permite "medidas cautelares" para as espécies que "se pretende que sejam duráveis".

“A associação revê-se na petição. Temos diversas espécies de árvores notáveis que devem ser inventariadas e classificadas em prol do seu valor histórico e dimensão ecológica”, referiu ainda Diogo Caetano, apontando exemplos de árvores com "grande valor histórico" que já foram classificadas há mais de 50 anos como o metrosidero, no Campo de São Francisco, na cidade de Ponta Delgada, "classificada desde 1965".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados