Vietname

Pelo menos 90 mortos devido à passagem da tempestade Mirinae

Pelo menos 90 pessoas morreram e 22 desapareceram esta semana no centro do Vietname devido à passagem da tempestade Mirinae, de acordo com dados fornecidos por responsáveis provinciais.


Fortes chuvas caíram no Vietname na segunda-feira, mas as vítimas mortais resultaram essencialmente de inundações que se seguiram, indicaram responsáveis provinciais que pediram para não serem identificados.

A província mais afectada pela tempestade foi a de Phu Yen, onde as autoridades locais contaram hoje 65 mortos e 16 feridos.

As outras vítimas mortais foram registadas nas províncias vizinhas de Binh Dinh, Khanh Hoa e mais a oeste nos altos planaltos, em Gia Lai. Mais a norte, a província de Quang Ngai também foi afectada por graves inundações, mas não se registou qualquer vítima mortal.

Um balanço precedente do comité de luta vietnamita contra as inundações e as tempestades apontava para o registo de pelo menos 40 mortos.

A Mirinae transformou-se em depressão tropical antes de atingir o Vietname. Anteriormente, a sua passagem pelas Filipinas causou pelo menos 27 mortos.

Os dois países são todos os anos atingidos por tempestades e inundações que normalmente provocam vítimas mortais.

Em Setembro último, mais de 500 pessoas morreram nas Filipinas e no Vietname devido à passagem do tufão Ketsana.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares