Açoriano Oriental
Pedro Nuno acusa Governo beneficiar privados da saúde com escolha de doentes

O secretário-geral do PS acusou o Governo de beneficiar os operadores privados da saúde ao conceder-lhes a possibilidade de escolherem os doentes que ultrapassam os tempos de espera de referência no Serviço Nacional de Saúde (SNS)

Pedro Nuno acusa Governo beneficiar privados da saúde com escolha de doentes

Autor: Lusa/AO Online

Pedro Nuno Santos referiu-se a uma recente portaria do executivo PSD/CDS-PP no final de uma sessão promovida pela publicação “Portugal Socialista”, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa.

“Este caso é paradigmático, porque estamos perante a liberdade do prestador escolher o doente. A portaria diz que será feita uma lista de doentes que estão à espera para além do tempo máximo e que os privados vão poder escolher os doentes a tratar”, assinalou o líder socialista.

Para o secretário-geral do PS, esta medida do Governo traduz “todo um programa político”, já que, “obviamente”, o privado “vai escolher os casos que lhe interessam do ponto de vista do seu negócio, ficando os casos mais complexos à espera ou a cargo do SNS”.

“Com esta portaria, é todo um caminho que o Governo está a fazer de desvio de recursos públicos para financiar o negócio privado da saúde e, ao mesmo tempo, isso significará uma fragilização do SNS. Aumenta a capacidade financeira do setor privado para continuar a recrutar cada vez mais profissionais de saúde no SNS”, acusou.

Perante os jornalistas, Pedro Nuno Santos insistiu que “esta política não vai resolver nenhum problema, mas agravará as condições e a capacidade de resposta do SNS”.

“O SNS foi talvez uma das mais importantes construções coletivas que este povo conseguiu fazer. No SNS, ninguém pergunta à entrada de um hospital se tem capacidade financeira para ser tratado. Precisamos de preservar, de defender e de investir no SNS e não de políticas que desviem recursos públicos para financiar negócios privados na saúde”, acrescentou.

 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados