Páscoa nos Açores com vento, frio e agitação marítima mas com abertas no domingo

Os dias que antecedem a Páscoa levam vento, agitação marítima e temperaturas baixas aos Açores, mas no domingo o céu deverá apresentar-se com abertas em todas as ilhas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).



“No domingo de Páscoa, dia 31 de março, uma crista anticiclónica deverá condicionar o estado do tempo em toda a região dos Açores, pelo que o céu deverá apresentar-se com abertas em todas as ilhas. O vento soprará de noroeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 60 km/h [quilómetros/hora], rodando para oeste”, revela o IPMA, em comunicado.

O estado do tempo nos Açores agravou-se hoje de madrugada, devido à “formação de um núcleo secundário associado à depressão Nelson, centrada a sul das ilhas britânicas, com deslocamento para sul em direção à região dos Açores”.

O IPMA prevê que hoje “o céu se apresente com nebulosidade, mas alternando com abertas e com ocorrência de aguaceiros que poderão ser de granizo em todas as ilhas”.

Nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), as rajadas de vento podem chegar aos 90 km/h e, no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), aos 80 km/h.

Na quinta-feira, “prevê-se um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas a rondar os 110 km/h no grupo Ocidental, na ordem dos 100 km/h no grupo Central e os 90 km/h no grupo Oriental, diminuindo gradualmente para o fim do dia”.

Nos dois dias seguintes, o arquipélago “vai estar sob influência de uma corrente de noroeste, provocada pela ação conjunta entre um anticiclone centrado a oeste/noroeste e a depressão Nelson a nordeste dos Açores”.

“O céu deverá apresentar-se com alguma nebulosidade, mas alternando com abertas e com ocorrência de aguaceiros que poderão ser de granizo em todas as ilhas, havendo uma melhoria gradual ao longo do dia de sábado”, adianta o IPMA.

O vento deverá soprar de noroeste muito fresco a forte, podendo chegar aos 80 km/h, mas ao final do dia de sábado deverá tornar-se fresco e muito fresco (30/50 km/h).

O IPMA prevê uma descida das temperaturas do ar, nos Açores, neste período de Páscoa, com temperaturas mínimas a variar entre os 08ºC (graus Celsius) e os 13ºC, e as máximas entre os 14ºC e os 17ºC.

Quanto à ondulação marítima, terá oscilações ao longo dos dias, estando o período de maior agitação previsto para quinta-feira, com ondas de noroeste de oito a 10 metros, no grupo Ocidental, de sete a nove metros no grupo Central e de cinco a sete metros no grupo Oriental.

A partir de sexta-feira está prevista uma melhoria das condições do mar, com ondas de três a cinco metros em todo o arquipélago, no sábado e no domingo.

O IPMA emitiu avisos laranja e vermelho (os dois mais graves da escala) nas ilhas dos grupos Central e Ocidental para hoje e quinta-feira, devido às previsões de vento forte e agitação marítima.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares