Parlamento vai criar delegação para defender futuro da RTP na região

 O PS, PCP e BE apresentaram hoje uma proposta de resolução que cria uma delegação da Assembleia Legislativa Regional dos Açores para negociar com as autoridades nacionais a defesa do serviço público de rádio e televisão no arquipélago.


O projeto de resolução tem a aprovação assegurada, mas os três partidos que promovem a iniciativa pretendem obter um “amplo consenso” no parlamento, pelo que apelaram à adesão dos restantes partidos com assento parlamentar (PSD, CDS/PP e PPM).

“Não vejo como não possa reunir um amplo consenso”, frisou Aníbal Pires, do PCP/Açores.

O projeto de resolução, que deverá ser discutido e votado na sessão plenária do parlamento regional que decorre esta semana, considera “inaceitável” a intenção anunciada pelo executivo nacional de reduzir a emissão própria da RTP/Açores a quatro horas diárias.

“Os Centros Regionais dos Açores e da Madeira da RTP devem ser dotados das capacidades e competências que garantam a sua adequada autonomia editorial, de produção e de gestão”, refere o documento.

Para Zuraida Soares, do BE, a intenção de reduzir a emissão diária da RTP/Açores, é um “ataque soez e premeditado à autonomia”.

No mesmo sentido, Berto Messias, do PS, considerou esta questão “preocupante”, defendendo que o serviço público de rádio e televisão “”é uma questão de soberania, como a defesa nacional ou a segurança pública”.

O grupo de trabalho que a Assembleia Legislativa Regional pretende constituir será liderado pelo presidente da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho e contará com um elemento de cada partido com assento parlamentar.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares