Açoriano Oriental
Papa pede aos fiéis para dizerem sempre "sim" a Deus
O papa pediu aos fiéis para não serem só cristãos "às vezes" e dizerem sempre "sim" a Deus, tal como Maria, durante a missa de hoje no Vaticano, celebrada perante a imagem da Capelinha das Aparições de Fátima.
Papa pede aos fiéis para dizerem sempre "sim" a Deus

Autor: LUSA/AOnline

A missa de hoje levou dezenas de milhares de pessoas à Praça de São Pedro e conclui a Jornada Mariana do Ano da Fé, culminando com a consagração do mundo ao Sagrado Coração de Maria, perante a imagem de Nossa Senhora de Fátima, transportada desde a Capela das Aparições, na Cova da Iria, até ao Vaticano para esta cerimónia.

“Sou um cristão às vezes ou sempre um cristão? A cultura do provisório, do relativo, entra também na vida da fé. Deus pede que sejamos fiéis todos os dias, nas coisas ordinárias”, disse.

Durante a homilia, Francisco lamentou que “a cultura do provisório” tenha penetrado “na vivência da fé” e pediu aos participantes que não sigam a cultura do que é provisório e que não desistam dos compromissos ao primeiro problema, exemplificando com o matrimónio.

No seu sermão, dedicado à fidelidade de Maria a Cristo, o papa argentino destacou como é fácil dizer “sim”, mas como depois não se consegue repetir esse “sim” diariamente.

O papa aconselhou os membros das famílias a dizerem “com licença, desculpa e obrigado” uns aos outros, porque muitas vezes as pessoas esquecem-se de agradecer a quem está mais perto e as acompanha na vida.

“Muitas vezes damos tudo por contado. E assim fazemos também com Deus”, acrescentou.

Francisco evocou a figura de Maria para exortar ainda os fiéis a deixarem-se surpreender e a deixarem Deus entrar nas suas vidas, a serem fiéis a Deus e a aceitarem a força de Deus.

De acordo com o sumo pontífice católico, Maria também ficou surpreendida quando Deus a escolheu “precisamente a ela, jovem simples da Nazaré”, para mãe de Jesus Cristo, mas seguiu os projetos que Deus lhe reservara e foi fiel até à crucificação de seu filho.

“Estão aqui hoje muitas mães. Pensai até onde chegou a fidelidade de Maria a Deus: ver o seu único Filho na Cruz”, salientou.

É a terceira vez que a imagem da capela das aparições está no Vaticano.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima só sai da capelinha das Aparições, em Fátima, em ocasiões muito especiais, noticia a agência católica Ecclesia.

A imagem foi enviada ao Vaticano a pedido do papa Bento XVI, reafirmado pelo atual pontífice.

Durante a oração do Angelus, perante os fiéis, também na Praça de São Pedro, o papa recordou a beatificação, hoje, em Terragona (Espanha) de 522 espanhóis “assassinados devido à sua fé durante a Guerra Civil espanhola” e pediu que o Seu “valente testemunho” e a “sua intercessão” sirva para libertar o mundo da violência.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados