Política

"Os Verdes" alerta para "problemas graves" no meio ambiente nos Açores

O Partido Ecologista "Os Verdes" alertou hoje para "problemas graves" no meio ambiente nos Açores, concretamente ao nível dos recursos hídricos e ordenamento do território, criticando o modelo de "muito betão" seguido pelo Governo açoriano.


A direcção do Partido Ecologista "Os Verdes" esteve reunida em Ponta Delgada e cumpriram na sexta-feira um programa de visitas pela Terceira e São Jorge, o que permitiu constatar "problemas graves" em termos ambientais.
Numa conferência de imprensa, o deputado na Assembleia da República Francisco Madeira Lopes deu como exemplo o que se passa na Praia da Vitória (Terceira), "alvo de permanentes descargas poluentes provenientes da zona industrial, suspeitando-se do matadouro". 
O parlamentar recordou, também, o caso das "já conhecidas contaminações dos aquíferos" na Terceira, com "uma suspeita forte de responsabilidade da Base das Lajes".
Outro "problema" denunciado pelo partido prende-se com a extracção de inertes, "sem licenciamento, nem controlo".
"Há um monte que está a ser completamente derrubado e está a ser desfigurada a paisagem daquela área protegida", denunciou Francisco Madeira Lopes.
No caso de São Jorge, o deputado ecologista disse que a ilha "tem apresentado os piores resultados nacionais" em termos de qualidade de água para consumo humano, devido "a um pastoreio excessivo e ao não controlo das fontes de captação de água".
Além disso, naquela ilha o quadro afecto à secretaria regional do Ambiente "não está minimamente preenchido e conta apenas com um vigilante para toda a ilha e mais um técnico", observou.
"São sinais de um modelo de desenvolvimento que vem sido seguido para os Açores de muito betão, de muita obra para inaugurar e acaba-se por cair num desperdício", afirmou.
Nas listas que a coligação CDU/Açores (de que fazem parte o PCP e o PEV) para as eleições regionais de 19 de Outubro "Os Verdes" apresentam duas candidatas, Cristina Carvalhinho (pela ilha do Faial) e Ana Penteado, por São Miguel.
O parlamentar Francisco Madeira Lopes manifestou-se convicto na eleição de um grupo parlamentar da CDU, sublinhando que as propostas apresentadas pelo partido "Os Verdes" vão no caminho da economia local e recursos endógenos.
O Partido Ecologista "está a conhecer um crescimento" no arquipélago, garantiu o deputado, para quem o arquipélago necessita também de "uma voz mais actuante" no parlamento, que "irá exigir responsabilidades" do Governo açoriano.
PUB

Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria