Açoriano Oriental
Droga
Observatório Europeu da Droga lança manual sobre prevenção com qualidade
O Observatório Europeu das Drogas e Toxicodependência lançou um manual de prevenção para todos os profissionais que lidem com o problema para garantir a qualidade dos programas de prevenção.

Autor: Lusa/AO online
O manual propõe "padrões de qualidade" para serem tidos em conta em qualquer ambiente - escolar ou familiar, por exemplo - e pretende que sejam usados como referência para os profissionais poderem avaliar se os programas cumprem condições mínimas.

A intenção não é uniformizar as práticas preventivas na Europa, ressalvou em comunicado o director do OEDT, Wolfgang Götz, mas antes "atingir um nível semelhante de alta qualidade, mantendo a diversidade".

As técnicas do manual são dirigidas a ambientes variados, desde a intervenção em famílias, escolas, dentro da justiça criminal e apontando a várias populações, desde alunos a jovens delinquentes.

O manual refere oito passos no estabelecimento de um programa de prevenção da toxicodependência, começando por saber quais as necessidades e recursos disponíveis até à aplicação prática, monitorização e avaliação final.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados