Este trabalho, resultante de seis anos do programa de residência criativa do Fuso Insular, contempla 45 obras em vídeo, em projeção contínua, sendo esta a primeira vez que todas as obras produzidas são mostradas em conjunto, de acordo com uma nota de imprensa.
O Laboratório Imagem em Movimento acontece desde 2020 na ilha de São Miguel, sendo que em cada edição, até oito participantes são desafiados a desenvolver uma obra em vídeo ao longo de três meses, com acompanhamento do artista André Laranjinha e contributos teóricos de diferentes artistas convidados.
Ao longo dos anos, passaram pelo programa nomes como Daniel Blaufuks, Susana de Sousa Dias, Yuri Firmeza, Catarina Mourão ou Cláudia Varejão.
De acordo com o Fuso Insular, “mais do que um balanço, esta retrospetiva funciona como um retrato”, reunindo trabalhos “muito distintos entre si, mas que em conjunto dão conta da diversidade de abordagens e olhares que têm vindo a marcar a videoarte produzida na região”.
Integrada na programação da PDL 26 Capital Portuguesa da Cultura, a retrospetiva propõe “uma espécie de maratona, onde os vídeos são apresentados em projeção contínua permitindo que cada visitante entre, saia, volte e veja ao seu próprio ritmo”.
No âmbito da iniciativa, foram reunidos alguns dos participantes para uma conversa informal em torno da videoarte contemporânea e a importância de programas de residências para o processo criativo.
