NRP Sines em missão na Zona Marítima dos Açores até abril de 2026

O navio patrulha oceânico Sines (NRP Sines) iniciou no sábado a sua missão na Zona Marítima dos Açores, onde permanecerá até abril de 2026, rendendo o NRP Viana do Castelo, informou a Marinha



Segundo um comunicado da Marinha, o NRP Sagres é comandado pelo capitão-tenente Silva Santos e conta com uma guarnição de 43 militares que “assumem o compromisso de assegurar as tarefas de fiscalização, vigilância, busca e salvamento, bem como missões de interesse público e de apoio às autoridades civis”.

A presença do NRP Sines nos Açores “reforça a soberania nacional, a segurança marítima e o apoio às populações insulares, num arquipélago que assume importância estratégica para Portugal e para o Atlântico”, adiantou.

A Marinha lembra que o NRP Sines participou recentemente na missão Mar Aberto 2025.

A iniciativa incluiu visitas a diversos países da África Ocidental e a prestação de apoio humanitário às populações de Cabo Verde vítimas da tempestade Erin, demonstrando “a versatilidade e o compromisso da guarnição com a segurança marítima e a cooperação internacional”.

Em comunicado, a Marinha adiantou, no sábado, que naquele dia, o NRP Viana do Castelo rumou à Base Naval de Lisboa, após ter cumprido quatro meses de missão nos Açores.

Durante a missão, que teve início a 07 de agosto, o navio efetuou 1.202 horas de navegação e percorreu 10.740 milhas náuticas, “cumprindo um vasto conjunto de tarefas essenciais à soberania, jurisdição e segurança marítima nacional”.

Da atividade realizada destacam-se três operações complexas de busca e salvamento e diversas missões de presença naval, vigilância e controlo de áreas, “com foco especial na proteção das reservas marinhas e zonas de maior esforço de pesca, reforçando, desta forma, o papel da Marinha no combate à pesca ilegal e na conservação”, segundo a fonte.

O navio participou, também, em diversos treinos e exercícios, nomeadamente no exercício de interoperabilidade PASSEX, com a Armada Espanhola, e no exercício Internacional de Busca e Salvamento - ASAREX25.

Comandado pelo capitão-tenente Rogério Castello-Branco dos Santos, o NRP Viana do Castelo, conta com uma guarnição constituída por 41 militares da Marinha.


PUB