Açoriano Oriental
Novo Banco dos Açores com resultado líquido positivo de 2,5 ME

O Novo Banco dos Açores registou, no 3º trimestre de 2020, um resultado líquido positivo de 2,5 milhões de euros (ME), o que face ao período homólogo do ano anterior representa um decréscimo de 33,3%.

Novo Banco dos Açores com resultado líquido positivo de 2,5 ME

Autor: Ana Carvalho Melo

Em comunicado, o banco explica que este decréscimo se deve a um aumento das imparidades para imóveis no montante de 1030 mil euros, explicando que “o reforço mencionado resulta da necessidade do Banco em proceder a uma atualização do valor dos imóveis com avaliações antigas”.

Acrescenta ainda que o Novo Banco dos Açores “continua a registar um baixo valor de crédito vencido (9,7 milhões de euros) em relação ao total do crédito concedido pelo Banco (383,2 milhões de euros), o que se traduz numa taxa de crédito vencido de apenas 2,53%.

E refere o mesmo comunicado que, relativamente ao crédito vencido, o Banco apresenta uma excelente taxa de cobertura de garantias reais.

O banco frisa ainda que o terceiro trimestre de atividade continua a ser marcado pela pandemia provocada pela Covid–19, explicando que esta situação “exigiu da parte do Novo Banco dos Açores, desde do final do 1º trimestre do ano, a implementação e execução de um plano de contingência e de negócios, devidamente adaptado às exigências da defesa da saúde dos clientes e dos colaboradores do banco, bem como a criação de condições de funcionamento seguro e adaptado a esta nova e exigente realidade”.

“A situação que se viveu e vive na Região Autónoma dos Açores e no Mundo é de verdadeira exceção e neste contexto o Novo Banco dos Açores colocou em prática as soluções aprovadas pelo Governo da conceção de moratórias para os créditos e implementação das novas linhas de crédito Covid –19”, é afirmado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados