Açoriano Oriental
Nove câmaras açorianas com prejuízo em 2008

O ano de 2008 ficou marcado por um recorde absoluto nos investimentos municipais, 84 milhões de euros, a que não terá sido alheia a necessidade de concretizar obra na proximidade das eleições Autárquicas (Outubro de 2009).

Nove câmaras açorianas com prejuízo em 2008

Autor: Pedro Nunes Lagarto

Mas, a galopada no investimento municipal terá tido reflexos nas contas com nove dos dezanove municípios a fechar o ano com prejuízo.

É que para atingir os seus objectivos o conjunto dos municípios açorianos contraiu empréstimos no montante de 25 milhões de euros, o valor mais elevado dos últimos seis anos, e teve ainda que suportar um aumento de 18 por cento nos juros dos empréstimos, reflectindo os aumentos de taxas de juros naquele ano.

Assim, em Dezembro de 2008, o endividamento no conjunto dos dezanove municípios dos Açores atingia 207,6 milhões de euros, o que representa um aumento de 15,2 por cento face ao ano anterior.

Desse montante, 74 por cento era dívida bancária - que cresceu 8 por cento face a 2007 - enquanto a dívida não bancária aumentou 42,8 por cento para 53,4 milhões de euros.

Se o investimento evoluiu de forma assinalável em 2008, representando 46 por cento do total das despesas municipais, no entanto, o comportamento das diversas áreas foi bastante diferente, com aumentos da ordem dos 62 por cento na rede viária, 32 por cento na educação e desporto e 25 por cento no abastecimento de água e na habitação, mas com reduções acentuadas nos sectores de recolha e tratamento de lixos, instalações dos serviços e informática.

Naquele mesmo ano as despesas de pessoal aumentaram 2,4 por cento para 48 milhões de euros.

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Açoriano Oriental de 15 de Novembro de 2009.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.