Novas sanções para o Irão

As seis potências encarregadas do processo nuclear iraniano decidiram hoje começar a trabalhar num terceiro pacote de sanções ao Irão a aprovar pelo Conselho de Segurança da ONU, segundo fonte diplomática francesa citada pela France Presse.


 “Os seis (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) aceitaram analisar os elementos de uma nova resolução de sanções”, disse a fonte, que pediu para não ser identificada.

    “Um texto de compromisso vai ser redigido e deverá estar a circular entre as capitais na próxima semana” para, em caso de acordo, ser transmitido ao Conselho de Segurança, acrescentou.

    Representantes das seis potências - Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha - reuniram-se hoje, um dia depois de o Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Javier Solana, se tiver declarado desiludido após mais uma reunião com a equipa de negociadores iraniana.

    Em causa está, há já 18 meses, a exigência feita ao Irão de que suspenda as actividades de enriquecimento de urânio, com o objectivo de determinar a natureza do seu programa nuclear, caso contrário será alvo de mais um pacote de sanções da ONU.

    Um relatório que Solana deverá apresentar nos próximos dias e um outro, já apresentado, do director da agência da ONU que controla a proliferação nuclear (AIEA, Agência Internacional de Energia Atómica), Mohammed ElBaradei, vão servir de base à análise do dossier iraniano no Conselho de Segurança da ONU.
PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP