Nova Zelândia reconhece independência do Kosovo

A Nova Zelândia reconheceu formalmente a independência do Kosovo, tornando-se o 63.º país a fazê-lo, anunciou esta segunda-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros kosovar.


"Foi hoje confirmado oficialmente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Kosovo pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Nova Zelândia", informou o Ministério num comunicado.

As autoridades albanesas de Pristina proclamaram unilateralmente a independência do Kosovo, até então província da Sérvia, a 17 de Fevereiro de 2008.

A Sérvia não reconhece essa independência e aguarda que o Tribunal Internacional de Justiça se pronuncie sobre a legalidade da mesma, num processo cuja primeira audiência está prevista para 01 de Dezembro próximo.

A independência do Kosovo foi até hoje reconhecida por 63 países, incluindo os Estados Unidos e 22 dos 27 países da União Europeia, entre os quais Portugal.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares