Açoriano Oriental
Nordeste requalifica mercado e zona envolvente à Ponte dos Sete Arcos

Espaços comerciais do Mercado vão ter nova apresentação e melhores condições e será criado um anfiteatro ao ar livre e lugares de estacionamento na zona envolvente à Ponte dos Sete Arcos

Nordeste requalifica mercado e zona envolvente à Ponte dos Sete Arcos

Autor: Rui Jorge Cabral

A Câmara Municipal do Nordeste vai avançar com a requalificação do Mercado Municipal e da zona envolvente à Ponte dos Sete Arcos, num investimento total estimado de 560 mil euros, apoiado por fundos comunitários, sendo 305 mil euros para obra da Ponte dos Sete Arcos e 255 mil euros para a obra do Mercado.

Conforme explica em declarações ao Açoriano Oriental o presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, “as obras de requalificação de ambas as zonas pretendem dar maior visibilidade e funcionalidade às mesmas, assim como, responder às atuais exigências ao mesmo tempo que permitem a sua modernização”.

Relativamente ao Mercado Municipal, refere o autarca do Nordeste, “a oferta atual já não satisfaz as necessidades do concelho e de quem o visita”, pretendendo a Câmara Municipal “um mercado virado para as pessoas e que vá ao encontro das exigências atuais, pois trata-se de um espaço construído há alguns anos”.

Conforme explica António Miguel Soares, pretende-se dar mais vitalidade ao espaço e à própria zona da Vila onde o Mercado está implantado. Parte do espaço atual vai ser reaproveitada, ao mesmo tempo que será aumentada a capacidade de refrigeração e alterada a apresentação exterior dos espaços comerciais, através de vitrinas mais atuais, “para que tenham outra atratividade para o público”, afirma o presidente da Câmara do Nordeste.

A obra do Mercado vai ser apoiada por fundos comunitários e rondará os 255 mil euros - valor da candidatura - conforme refere António Miguel Soares, “encontrando-se o projeto aprovado e a obra pronta a lançar a concurso logo que as empresas de construção civil apresentem maior disponibilidade, pois encontram-se com várias obras, o que faz com que os concursos por vezes fiquem desertos”.

Já quanto à requalificação da zona envolvente à Ponte dos Sete Arcos, “trata-se também de uma obra apoiada por fundos comunitários, no valor de 305 mil euros - valor da candidatura - e que será lançada a concurso logo que se verifique a mesma situação da construção civil já apontada”, explica o presidente da Câmara Municipal do Nordeste. 
António Miguel Soares justifica esta obra de requalificação por esta ser “uma zona nobre da Vila do Nordeste, inserida no seu centro histórico e que precisava de ser melhorada”.

A obra de requalificação consiste na criação de um anfiteatro ao ar livre no atual espaço do parque infantil, desativado há alguns anos pela sua proximidade da via pública e em cumprimento da legislação em vigor para os parques infantis, conforme refere António Miguel Soares. 

Na extensão da atual zona do parque infantil, no espaço ajardinado ali existente, transversal à via de circulação, o presidente da Câmara do Nordeste afirma que “será criada uma zona de estacionamento para servir moradores, serviços e utentes deste espaço de lazer da Vila”, sendo que “toda a iluminação do atual jardim por baixo da ponte será requalificada, assim como todo o espaço, mantendo-se apenas o repuxo existente”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados