NASA descobriu local da queda da sonda indiana Vikram na Lua

Um satélite da agência espacial NASA descobriu o local do impacto da sonda indiana Vikram, que caiu a 07 de setembro quando tentava alunar, de acordo com fotografias divulgadas na segunda-feira pelos cientistas.



O Centro Goddard da NASA publicou fotografias captadas em outubro e novembro, nas quais os cientistas distinguiram alguns traços do impacto e destroços projetados em redor, devido à violência do choque.

A NASA (National Aeronautics and Space Administration/Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.

A olho nu é difícil ver nestas fotografias a prova do impacto, mas a NASA encontrou, escondidos nos 'pixels' das imagens, uma vintena de destroços e alguns lugares mostram perturbações no solo lunar.

A índia lançou a missão Chandrayaan-2 a 22 de julho, com uma sonda principal que entrou em órbita e largou a Vikram para alunar, mas, na descida para a Lua, o contacto foi perdido.

Depois da Rússia, Estados Unidos e a China, a Índia seria o quarto país a alunar uma sonda. Israel também fez uma tentativa falhada em abril deste ano.


PUB

Premium

Com um ano de existência, a Associação Cultural e Recreativa da Batalha das Limas quer fazer esta tradição do Carnaval micaelense, única no mundo, entrar definitivamente na era da sustentabilidade. Este ano, haverá uma redução dos sacos de plástico nos camiões e a verba da reciclagem dos sacos será entregue a uma instituição. Além disso, pela primeira vez serão usadas limas com cera de abelha, biodegradáveis, em vez da parafina